Tive uma crise de ansiedade, fiquei meio insegura ao me alimentar, segurando o alimento muito tempo

5 respostas
Tive uma crise de ansiedade, fiquei meio insegura ao me alimentar, segurando o alimento muito tempo na boca.Uma fonoaudióloga (o) é que ajuda nestas questoes?
Olá. Seu caso parece ser emocional. Porém , é importante se descartar qualquer alteração na sua motricidade oral . Procure uma Fonoaudióloga com especialização em MOTRICIDADE ORAL para melhor avaliar suas dificuldades.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Sandra Gomes de Oliveira
Fonoaudiólogo, Terapeuta complementar
Eusébio
Se não for emocional, sim o fonoaudiólogo poderá fazer uma avaliação da deglutição, articulação e respiração para um verificação do tempo aumentado da fase oral do alimento no processo de mastigação. Aconselho os dois especialistas: Psicologo e fonoaudiólogo.
Dr. Alan Fernandes
Fonoaudiólogo
São Paulo
A fobia de deglutição é um transtorno psiquiátrico caracterizado por medo excessivo de engasgar e por esquiva de ingerir alimentos, líquidos e comprimidos .Nem todos os portadores da fobia de deglutição relatam episódios prévios de engasgos antes do início dos sintomas fóbicos, embora um ou mais episódios possam, algumas vezes, precipitarem a fobia. Ataques de pânico também podem facilitar o condicionamento da fobia de deglutição nos casos em que certos sintomas de pânico (por exemplo, dificuldade para respirar, sensação de sufocamento e tensão muscular) se mesclam ao risco de engasgar ao engolir alimentos.
Importante passar por um fonoaudiólogo e acopamnhamento com psicólogo e psiquiatra
Olá! Sim, a fonoaudióloga pode ajudar em questões relacionadas à alimentação, especialmente quando há dificuldades com a deglutição ou com o tempo de retenção do alimento na boca, como no caso que você mencionou. Quando a crise de ansiedade interfere nesse processo, pode ser um reflexo de tensão muscular, desconforto ao engolir ou até medo de engolir de forma errada.

A fonoaudiologia trabalha com distúrbios relacionados à deglutição, ajudando a melhorar o processo de mastigação, a coordenação da musculatura orofaríngea (boca e garganta) e até mesmo a parte emocional que envolve a alimentação. Técnicas de relaxamento, controle da respiração, e o manejo de comportamentos relacionados à alimentação podem ser abordados por meio de um tratamento focado nas suas necessidades.

Se essa questão persistir e estiver afetando a sua alimentação de forma significativa, pode ser interessante buscar a ajuda de uma fonoaudióloga que trabalhe com dificuldades de deglutição e aspectos relacionados à alimentação. Além disso, se a crise de ansiedade continuar afetando você, pode ser importante acompanhamento com um psicólogo.

Espero ter ajudado!

Abraço.
Sim. Você deve procurar uma fonoaudióloga especialista em Disfagia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 896 perguntas sobre Bup
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.