Tive uma exposição de alto risco e me indicaram o 2x1 e DTG (PEP). Mas na terceira semana tive de substituir

2 respostas
Tive uma exposição de alto risco e me indicaram o 2x1 e DTG (PEP). Mas na terceira semana tive de substituir o DTG pelo ATZ/r pois o pote de DTG veio incompleto e não tinha mais na farmácia. Finalizar os 8 dias restante com o ATZ/r (mas sempre usando o 2x1) pode interferir/atrapalhar a PEP ?
Dra. Keilla Mara Freitas
Infectologista, Intensivista
São Paulo
Se não houve interrupção do medicamento, apenas a sua troca, não é esperado diminuição da eficácia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Aryadyne Bueno Rocha Szesz
Médico clínico geral
Telêmaco Borba
Você iniciou a PEP (profilaxia pós-exposição) corretamente com o esquema atual recomendado: 2x1 (tenofovir + lamivudina/emtricitabina) + dolutegravir (DTG). Esse é hoje o regime preferencial porque é potente, bem tolerado e tem alta eficácia.
O que aconteceu no seu caso:
- Na terceira semana, você precisou substituir o DTG por atazanavir/ritonavir (ATZ/r), mantendo o 2x1.
- O ATZ/r também é um antirretroviral eficaz, usado em esquemas alternativos de PEP quando não há disponibilidade do DTG.
- O mais importante é que você não interrompeu o tratamento: manteve sempre o 2x1 e completou os 28 dias com uma combinação ativa contra o HIV.
Isso significa:
- A troca não invalida a PEP.
- O regime com ATZ/r é considerado alternativo, mas ainda eficaz.
- O fundamental é ter feito o tratamento completo, sem períodos sem medicação.
Em resumo:
- Finalizar os 8 dias restantes com ATZ/r junto ao 2x1 não atrapalha a eficácia da PEP.
- Você seguiu corretamente, apenas com uma substituição por falta de disponibilidade do DTG.
- O caso continua sendo considerado uma PEP válida e eficaz.
Portanto, pode ficar tranquilo: a troca não comprometeu o objetivo da PEP. O próximo passo é apenas seguir o protocolo de acompanhamento com exames de HIV (geralmente aos 30 e 90 dias após a exposição) para encerrar o caso com segurança.

Especialistas

Adriana da Silva Marques

Adriana da Silva Marques

Médico clínico geral

Recife

Ricardo Ribeiro de Almeida

Ricardo Ribeiro de Almeida

Infectologista

Goiânia

Vanessa Levien Strelow

Vanessa Levien Strelow

Infectologista

Curitiba

Valéria Ribeiro Gomes

Valéria Ribeiro Gomes

Médico clínico geral, Infectologista

Rio de Janeiro

Isabel Cristina Ferreira Tavares

Isabel Cristina Ferreira Tavares

Infectologista

Rio de Janeiro

Nathalie Uski

Nathalie Uski

Infectologista

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 6620 perguntas sobre HIV e AIDS
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.