Tive uma fratura de Jones(5º Metatarso) diagnosticada no dia 31/10, e após está data estou usando a

3 respostas
Tive uma fratura de Jones(5º Metatarso) diagnosticada no dia 31/10, e após está data estou usando a bota ortopédica e evitando de pisar no chão e etc. Fui ontem em um ortopedista no plantão da Unimed, ele fez um raio X e falou que a lesão está do mesmo jeito e que eu deveria usar a bota até 09/01/2020, então me assustei bastante, e procurei hoje(28/11) um especialista em fraturas no pé e tornozelo, que fez um outro raio-x e me falou que não houve desvio, e como já estou mais ou menos com 30 dias imobilizado, que eu posso voltar a andar normalmente e não realizar atividades de impacto. Falou que este tipo de lesão deve curar daqui a uns 2 meses, mas que até lá eu posso andar normalmente.

Então estou com uma dúvida enorme, sigo o médico que me falou que era para usar a bota até dia 09/01/2020, ou sigo um especialista que me falou que posso andar normalmente? Obs: os 2 tiraram o raio x na hora.
Presumindo que seja fratura intrarticular, não avulsão, geralmente se prescreve 1 mês sem carga.Pode fazer carga após se sem dor.Pode usar a bota por mais um mês se tiver alguma dor.É fratura que demora um pouco mais para consolidar.

Olá,
Esta fratura tem um tempo biológico de consolidação que varia de 3 a 6 meses. A proteção de carga é mais importante nas primeiras semanas pelo risco de desvio. Após a 6 semana o risco de desvio diminui pois já há a formaçào de ponte fibrosa e cartilaginosa entre os fragmentos, o que promove mais estabilidade e até permite a carga em alguns casos.
Um parametro importante é o exame clinico, avaliando a dor e a estabilidade da fratura. A carga mais precoce, em algumas fraturas pode até ajudar no processo de consolidação e acelera a sua reabilitação motora. O uso da bota pode ajudar no começo da carga ao controlar um pouco a dor.
Fique tranquilo, ambos os protocolos dão bons resultados finais. Importante tirar suas duvidas na consulta e seguir quem voce sentiu uma confiança maior na analise clinica do seu caso
Boa reabilitação
Dificil avaliar sem a radiografia, mas tratando-se da fratura de jones clássica, ela demora em torno de 3 meses para se ter uma consolidação boa, o tratamento conservador pode variar, mas essencialmente se faz uma proteção com bota ou calcado de solado rígido por todo este período de 3 meses, ambos os colegas estão certos mas se for optar pelo segundo, eu indicaria utilizar calçados de solado rígido por mais dois meses. Evitar esportes por este período é essencial!