Tô tomando há 26 dias inseris xr 300mg as 19h. O psiquiatra passou essa dosagem para que eu retirass

3 respostas
Tô tomando há 26 dias inseris xr 300mg as 19h. O psiquiatra passou essa dosagem para que eu retirasse o uso do rivotril gotas que eu tava retirando gradualmente e da quetiapina 25mg que eu usava para pegar no sono e antes eu tbm usava donaren retard 150mg. Porém, eu não consigo pegar no sono só com o inseris. Mesmo sentindo sonolência não é suficiente para eu pegar no sono, então eu preciso continuar usando a quetiapina para pegar no sono e tô fazendo isso. Pq será que eu não pego no sono só com o inseris?
O tratamento da insônia deve levar em conta as causas e tratá-las. Muitas vezes, a principal causa são hábitos de sono incorretos. O Inseris* (trazodona) não é uma medicação aprovada no tratamento da insônia, apesar de ser sedativa (o que pode ser útil em alguns casos de depressão com insônia, por exemplo, mas não é primeira opção no tratamento da insônia propriamente dita). Quanto ao que está fazendo, por conta própria (continuar usando a quetiapina), é algo sobre o que deve conversar com seu psiquiatra. Pois, retirar ou acrescentar medicações sem supervisão especializada é sempre um risco adicional. Finalmente, não há nenhuma garantia de que, mesmo a trazodona sendo sedativa, ela sempre vá ajudar na insônia. Depende de cada caso e, novamente, o importante é identificar as causas da insônia e tratá-la de acordo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O Inseris XR (bupropiona de liberação prolongada) é um antidepressivo que atua sobre a dopamina e noradrenalina, e tem um perfil mais ativador, ou seja, tende a aumentar a energia e o estado de alerta. Embora algumas pessoas relatem sonolência com a bupropiona, ela não é considerada sedativa e, em muitos casos, pode até dificultar o sono, especialmente no início do tratamento.

Como você está em retirada do Rivotril (um sedativo potente) e da quetiapina, além de ter suspendido o Donaren (trazodona) — todos com ação sedativa e indutores de sono — seu corpo está tentando se reajustar sem esses medicamentos. O Inseris, por si só, não substitui o efeito sedativo desses fármacos, mesmo que cause certa sonolência em algumas pessoas.

Por isso, ainda precisar da quetiapina para dormir é compreensível. Seu sistema nervoso pode estar em transição e ainda precisa de suporte para o sono. O ideal é conversar com seu psiquiatra para avaliar se será necessário manter algum indutor do sono por mais tempo, ou ajustar o horário e a estratégia do tratamento. Você está fazendo certo ao observar e comunicar esses efeitos.
Olá! O Inseris é o mesmo medicamento que o Donaren, ou seja, ambos são trazodona (nome químico da medicação).
O ponto importante é que, em doses mais altas (como a que você está usando) a trazodona tende a perder seu efeito sedativo, ou seja, passa a induzir menos o sono. Para que ela funcione melhor como indutora do sono, costuma ser mais eficaz em doses menores. Por isso você sente dificuldade para dormir apenas com ela.
Com a quetiapina acontece algo semelhante: em doses menores, apresenta um efeito mais sedativo; em doses maiores, esse efeito diminui.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.