To tomando sertralina a 3 meses, no primeiro mês com 25mg tava normal, mas depois que aumentei pra d

4 respostas
To tomando sertralina a 3 meses, no primeiro mês com 25mg tava normal, mas depois que aumentei pra dose de 50mg comecei a ter muita diarreia, achei que ia passar com o tempo porém continua. Minha psiquiatra só volta a atender em janeiro, tenho uma consulta marcada pro primeiro dia que ela tem, porém eu to pensando em diminuir pra 25mg por conta própria até a consulta que eu vou pedir pra mudar a medicação, porque ta ficando insuportável a diarreia. Será que seria muito prejudicial fazer isso?
Boa tarde, tudo bom? Entendo o quanto isso é desconfortável, e a sua preocupação faz sentido. A diarreia é um efeito colateral relativamente comum da sertralina, especialmente após aumento de dose, e em algumas pessoas ela realmente não melhora com o tempo. De modo geral, reduzir a dose pode aliviar o sintoma, mas o ideal é que qualquer ajuste seja feito com orientação médica, pois a redução pode levar também à piora dos sintomas emocionais ou a efeitos de descontinuação em algumas pessoas. Diante do impacto importante que você está tendo e do intervalo até sua consulta, o mais seguro é conversar com um médico para avaliar riscos e benefícios dessa redução temporária.

Fico à disposição para te orientar melhor e, se desejar, podemos marcar uma consulta para rever a medicação com calma e encontrar uma alternativa mais confortável para você.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
A sertralina pode causar efeitos gastrointestinais, como diarreia, especialmente após aumento de dose, devido à ação serotoninérgica periférica no trato gastrointestinal. Em muitos casos, esses sintomas tendem a diminuir com o tempo, mas a persistência por semanas sugere baixa tolerabilidade individual à dose de 50 mg. Compreendo o quanto isso é desconfortável e impacta a qualidade de vida, e sua preocupação é legítima. A redução da dose pode aliviar os sintomas, porém ajustes por conta própria não são ideais, pois podem comprometer a resposta terapêutica ou gerar instabilidade dos sintomas psiquiátricos. Sempre que possível, o mais seguro é manter contato com a psiquiatra ou com outro profissional de referência para orientação temporária até a consulta. Recomenda-se discutir formalmente a redução ou troca da medicação na consulta já agendada. Estou disponível para tirar dúvidas pelo chat e acompanhar você nesse processo, com foco na sua melhora e bem-estar.
ola, melhor diminuir do que ficar todo esse periodo sintomatico!
Olá!
A sertralina pode resultar em diarreia devido ao aumento de serotonina no sistema gastrointestinal. No seu caso, o melhor a fazer é reduzir a sertralina para 25 mg e manter tal dosagem até reavaliação com psiquiatra.
É importante salientar que seu tratamento deve ser feito com psiquiatra, ou seja, o médico que além de CRM, também tem RQE ativo na área.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.