Tomando Clonazepam tem essa tolerância para a ansiedade? Outra coisa Clonazepam 2mg é uma dosagem baixa

8 respostas
Tomando Clonazepam tem essa tolerância para a ansiedade? Outra coisa Clonazepam 2mg é uma dosagem baixa ou alta? Obrigado
Concordo com Dr. André e Dra. Mariana. Gostaria de acrescentar uma resposta. 2 mg não é uma dose altíssima, mas é alta. Talvez o indicado seja aumentar o seu antidepressivo e não a dose de clonazepam.

Como o colega disse acima, todos os benzodiazepinicos causam vício e isso fica evidenciado quando determinada dose para de fazer o efeito que fazia antes. Mas para que seja realizado o aumento adequado da dose, converse com seu médico
Concordo com os colegas acima. Venho acrescentar que o clonazepam ( e todos os medicamentos da classe dos benzodiazepinicos) são medicações para uso por curto tempo, com inicio, meio e fim, em geral para auxiliar o inicio de tratamento ou para tratar crises. Muitas vezes os pacientes se apegam a esses medicamentos por sentirem o efeito rápido deles e passam a acreditar que eles são a única solução para o que sentem, quando na verdade tratar a longo prazo não é a função deles. Sempre procure um profissional para te acompanhar nesse tratamentos! Espero ter te ajudado e acolhido!
Todos as medicações da familia do Clonazepam (Benzodiazepínicos) tem essa capacidade de desenvolver tolerância (necessitar doses cada vez maiores para se obter o mesmo efeito), e tolerância é um dos sintomas de dependência.
Ele pode ser usado em quadros de ansiedade normalmente para alivio imediato dos sintomas associado ao tratamento realmente eficaz e seguro a longo prazo que são os antidepressivos (são antidepressivos mas tratam também ansiedade)
Como estes antidepressivos demoram em torno de 2 semanas para melhorar os sintomas, frequentemente neste período utiliza-se os benzodiazepinicos por curto período
As doses necessárias dependem do quadro ansioso e do metabolismo de cada pessoa
Por isso é importante conversar com seu médico para individualizar seu tratamento.
Espero ter ajudado!
É importante conversar com seu médico, é impprtante também pensar na ppssibilidade de fazer terapia para acompanhar no tratamento. As medicaçoes ajudam nos sintomas a terapia na causa.
Boa tarde!
É importante você procurar seu psiquiatra e relatar o que está sentido com o uso da medicação, ele saberá lhe orientar pois sabe que espera dentro do seu tratamento. Além do tratamento psiquiátrico lhe recomendo que procure um psicólogo para conseguir descobrir o que lhe deixa com esses sintomas, conseguindo tratar também a causa.
Olá, meus colegas psiquiatras já discorreram muito bem sobre a questão da dependência que esses remédios trazem, e seu psiquiatra provavelmente estará atento para impedir isso. Por outro lado, do ponto de vista psicológico, é preciso entender sua sintomatologia de uma forma ampla e a função que isso tem em sua vida. Com função, quero dizer que uma série de relações entre você e seu mundo (interno, externo) contribuem para o quadro. Parte das ações para que essa dependência seja reduzida implica em conhecer essas variáveis e modificá-las. Por exemplo, uma pessoa com ansiedade pode não perceber mais basicamente ela só tem se comportado para evitar estímulos aversivos (isso quer dizer, "coisas ruins"). Duas questões entre várias possíveis podem estar ocorrendo: (1) ela não está tendo comportamentos efetivos para evitar os aversivos (por exemplo, ela não consegue dizer não para demandas pesadas que lhe são impostas); (2) ela não está se engajando em comportamentos que produzem reforçadores positivos (as "coisas boas, prazeroas"), muitas vezes porque ela gasta tanto tempo tentando evitar o que é "ruim" que não sobra para viver aquilo que de fato é "bom" para ela. Na terapia analítico-comportamental, iremos construir esse conhecimento e te ajudar desenvolver estratégias mais efetivas para lidar com aversivos e desenvolver comportamentos que produzam os reforçadores positivos. Durante esse processo, a dependência dos remédios ou de qualquer outra coisa perderá a função. Espero que eu tenha ajudado e quaisquer dúvidas pode entrar em contato comigo! Forte Abraço!
Ola! Como já bem esclarecido pelos médicos e colegas acima, sugiro que além das medicações procure tratamentos psicológico concomitante, pois é sabido que os medicamentos ajudam a diminuir os sintomas, mas não tratam as causas. Portanto, um tratamento psicanalítico/psicológico, poderá lhe ajudar em muito a melhorar sua qualidade de vida.