Tomar dramin todos os dias faz mal? Sinto muito enjoo do movimento e não consigo jogar nem 5 minutos

5 respostas
Tomar dramin todos os dias faz mal? Sinto muito enjoo do movimento e não consigo jogar nem 5 minutos de vídeo game ou assistir algum programa que tenha a imagem tremida sem tomar dramin antes, tenho tomado dois comprimidos por dia pra poder jogar, o uso contínuo faz mal? Já não sinto muita sonolência com essa dosagem se eu continuar tomando todos os dias vai parar de fazer efeito contra o enjoo também?
Dra. Victória Ampessan Damas
Generalista, Médico clínico geral
Campo Largo
Tem que investigar bem esse sintoma, sugiro a avaliação de otorrinolaringologista e, caso não haja uma causa identificada por otorrino nem melhora das queixas, faria uma avaliação complementar com neurologista para fazer um tratamento mais efetivo. Mas primeiramente uma análise de otorrino é o melhor. Se tomar dramin diariamente faz mal não é a pergunta correta nesse caso. Por que está dependendo tanto do dramin? Essa é a pergunta a ser respondida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Compreendo bem a sua situação e sei sobre o Dramin, um medicamento frequentemente usado para aliviar enjoos. Tomar qualquer medicamento todos os dias, sem orientação médica, pode não ser seguro e pode, eventualmente, diminuir sua eficácia. No seu caso, a dependência diária do Dramin para jogar ou assistir a programas pode indicar um problema subjacente que precisa ser abordado.

Recomendo que você procure um clínico geral ou generalista para uma avaliação mais detalhada. Ele poderá indicar exames específicos ou encaminhá-lo a um otorrinolaringologista ou neurologista, se necessário. Hoje, com a tecnologia, também é possível realizar consultas via telemedicina, facilitando o acesso ao médico.

Fico à disposição para auxiliá-lo nesse processo.

Dr. Diegomaier Nunes Neri
MÉDICO
CRM SC 32925.
Te convidamos para uma consulta: Consulta generalista - R$ 280
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Dr. Antônio Benício Duarte Santos Filho
Homeopata, Generalista
Fortaleza
O dramin é uma droga alopática, portanto, usa-lo sem orientação médica pode trazer sérias consequências, inclusive a morte.
Essa é uma dúvida muito válida — e é ótimo que você esteja observando os efeitos do medicamento e buscando entender o que pode estar por trás desses sintomas.

**1. Tomar Dramin todos os dias faz mal?**
O **Dramin** (dimenidrinato) é um **anti-histamínico com ação antivertiginosa**, usado para **náuseas, vômitos e enjoo do movimento**. Ele pode ser muito útil de forma pontual, mas **o uso contínuo e diário não é recomendado sem uma investigação da causa** do enjoo.

Problemas do uso contínuo incluem:

* **Tolerância**: com o tempo, o corpo **se acostuma com a dose**, e o medicamento pode **parar de fazer efeito** ou precisar de doses maiores para o mesmo resultado;
* **Efeitos colaterais a longo prazo**, como ressecamento da boca, constipação, retenção urinária, e em casos raros, **efeitos sobre memória, atenção e confusão mental**, principalmente em pessoas predispostas;
* Pode **mascarar um problema neurológico ou vestibular de base** que está causando o enjoo e merece tratamento específico.

**2. Por que você sente enjoo com videogames ou imagens tremidas?**
O que você descreve se parece com um quadro chamado de **cinetose visual** ou **enjoo de movimento digital** — isso acontece quando há um **descompasso entre o que os olhos veem e o que o corpo sente**. Isso é comum em:

* Jogos em primeira pessoa (FPS), com muito movimento da câmera;
* Vídeos com “câmera tremida” ou efeitos de realidade virtual;
* Pessoas mais sensíveis no sistema vestibular (ouvido interno e equilíbrio);
* Quadros como **enxaqueca vestibular**, **distúrbios do labirinto** ou até mesmo **alterações oculomotoras ou neurovisuais**.

**3. O uso diário vai parar de funcionar com o tempo?**
Sim, isso pode acontecer. O organismo **desenvolve tolerância** — ou seja, o Dramin **perde parte da sua eficácia**, e você passa a ter que tomar mais, com menos resultado e mais risco de efeitos colaterais. Isso é **muito comum com o uso diário**.

**4. O que fazer?**

* Você **precisa de uma avaliação médica detalhada**, preferencialmente com um **otorrinolaringologista ou neurologista especializado em tontura e equilíbrio**;
* Existem **tratamentos específicos e mais eficazes** para cinetose crônica — como reabilitação vestibular, exercícios oculomotores e até uso de **outros medicamentos mais modernos** e menos sedativos, como meclizina, flunarizina ou betahistina, quando indicado;
* Além disso, em alguns casos se investiga **enxaqueca vestibular**, que é uma causa comum e **tratável** de hipersensibilidade ao movimento visual.

**Conclusão:**
Tomar Dramin todos os dias **não é seguro a longo prazo** e **não resolve a causa real do seu sintoma**. O ideal é investigar por que você tem tanta sensibilidade ao movimento visual e tratar o problema pela raiz, com segurança.

Se quiser que eu te acompanhe nisso, podemos conversar em consulta com calma. Vou te ouvir com atenção, levantar as hipóteses mais prováveis e montar um plano claro para que você volte a jogar e assistir vídeos sem depender de remédios diariamente. Estou aqui para cuidar de você de forma responsável e personalizada.
O uso diário de Dramin (dimenidrinato) não é recomendado. Ele ajuda a controlar o enjoo do movimento, mas o uso contínuo pode causar tolerância (perda de efeito com o tempo) e efeitos colaterais, como boca seca, tontura, sonolência, constipação e até prejuízo na concentração.
O ideal é usá-lo apenas quando necessário e procurar um otorrino ou neurologista para investigar a causa do enjoo, pois existem tratamentos específicos e mais seguros para quem sente náusea frequente com jogos ou vídeos.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 75 perguntas sobre Dramin
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.