Tomava Alprazolam de0.5 mgde estava sentindo bem com duas doses uma pela noite e outra pela manhã. 5

Tomava Alprazolam de0.5 mgde estava sentindo bem com duas doses uma pela noite e outra pela manhã. 5 mg fui ao outro médico e porque não estava sentindo medo preocupação sensação que estava doente. Fui outro médico e ele trocou o Alprazolam por sertralina de 50 mg . Aí tomei o último comprimido de Alprazolam na terça pela manhã.na terça pela tarde fui ao médico e ele mandou eu tomar meio comprimido de sertralina na quarta feira pela manhã. Tomei quando foi na quarta à noite não dormi suando a noite toda.nausea suor frio no rosto. Aí parei de tomar sertralina tomei dois comprimidos parei porque minha pressão subiu muito.sera que posso voltar a tomar o Alprazolam como eu estava tomando? Ou me fará mal? O que devo fazer?

2 respostas


O alprazolam é uma medicação meramente sintomática (mais ou menos como tomar um analgésico para dor de cabeça. Se o problema for uma enxaqueca, no dia seguinte você pode ter de novo), e não é adequado para o tratamento efetivo de transtornos de ansiedade. Além disso, é uma medicação com alto potencial de dependência e problemas cognitivos pelo uso cronificado. Considerando a dificuldade que você teve com o início da sertralina, seria interessante conversar com o médico sobre como usar uma medicação de maneira mais lenta ainda ou fazer uma redução progressiva do alprazolam enquanto inicia um tratamento efetivo, uma vez que boa parte dos antidepressivos pode gerar aumento de ansiedade nos primeiros dias de uso.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


É esperado que alguns efeitos colaterais leves ocorram com a introdução de medicamentos como a sertralina, e eles incluem: náuseas, suadeira, piora de sintomas ansiosos. O lado bom é que esses efeitos tendem a melhorar após alguns poucos dias e quase sempre orientamos o paciente a seguir com o uso, a não ser que se torne intolerável. Talvez caiba algum ajuste de dose para iniciar a sertralina ainda mais lentamente. Converse com seu médico. Boa sorte.

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.