Tomei a vacina da gripe enquanto fazia tratamento com prednisolona 40mg. Eram só 5 dias, para tosse
5
respostas
Tomei a vacina da gripe enquanto fazia tratamento com prednisolona 40mg. Eram só 5 dias, para tosse alérgica. Gostaria de saber se cortará o efeito da vacina? Obrigada
É possível que afete o efeito da vacina sim, mas difícil termos certeza, pois varia muito em cada pessoa, imunidade individual e outras características, como o peso corporal.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Após a administração da vacina da gripe ela demora cerca de duas semanas para gerar imunidade no organismo. Compreendo a sua dúvida, tendo em vista que a prednisolona poderia ter um efeito supressor do sistema imunológico. Mas a administração foi em dose baixa e por um curto período de tempo, como mencionou de 5 dias. É um período relativamente curto para cortar o efeito da vacina. Ou seja, a medicação em si não seria capaz de afetar significativamente a eficácia da vacina contra a gripe.
Embora o uso de prednisolona possa diminuir um pouco a eficácia da vacina contra a gripe, o tratamento de curto prazo com 40 mg por 5 dias provavelmente não impedirá que você se beneficie da proteção da vacina. Caso você tenha dúvidas sobre a resposta imunológica ou se notar qualquer sintoma estranho, não hesite em consultar um médico para orientações adicionais.
Olá, pode ficar tranquila, o uso da prednisolona por poucos dias não compromete a eficácia da vacina da gripe. Apenas tratamentos prolongados com corticoides em doses altas podem interferir na resposta do organismo. Neste caso, não há motivo para preocupação. Abraço!
O uso de corticoides (como a prednisolona) pode diminuir a resposta do sistema imunológico apenas quando usado em doses altas, por períodos prolongados — geralmente mais de 14 dias. Esse tipo de uso não é considerado imunossupressor significativo segundo o Ministério da Saúde e diretrizes de imunização no Brasil. A vacina da gripe é inativada (não contém vírus vivo) e pode ser aplicada com segurança em praticamente todos os pacientes, inclusive com uso temporário de corticoides. Caso ainda esteja em tratamento com corticoide por mais tempo ou tenha doenças que afetam o sistema imunológico, converse com seu médico para garantir o acompanhamento adequado.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.