Tomei Clonazepam durante 6 mese, há um mês a psiquiatra pediu p/ fazer uso do ESC, pois iríamos tentar

3 respostas
Tomei Clonazepam durante 6 mese, há um mês a psiquiatra pediu p/ fazer uso do ESC, pois iríamos tentar o desmame do clonazepam. Fui na consulta, ela pediu que diminuísse o clonazepam de 2mg p/ 1mg. Estou sentindo tremores, e um pouco de ansiedade, é por conta da dose que dimimuiu? Demora a passar?
Parece ser por conta mesmo da sua ansiedade, e não apenas pela redução do clonazepam. Converse com ela se o efeito do escitalopram já pode ser avaliado, se há possibilidade de tentar outra medicação, inclusão de psicoterapia ao tratamento... boa sorte e siga realmente com o desmame do bdz.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Claudio Persio Carvalho Leite
Psiquiatra
Belo Horizonte
Apesar do desconforto, vale a pena tentar fazer a redução proposta pela sua psiquiatra. Além da dose reduzida à metade da que estava usando, sua ansiedade anterior brota novamente. O Esc tem um discreto efeito contra a ansiedade e também foi boa a inciativa. Pergunte à sua psiquiatra a respeito de algo natural que possa ajudá-la neste percurso (Ex: suco de maracujá natural - para algumas pessoas - costuma ajudar). Também a possibilidade de uma psicoterapia que trate ou foque as causas de sua ansiedade é boa recomendação. Fiz, como pode ver, uma junção das duas respostas acima, ambas sensatas.
Dra. Maíra Della Monica Machado
Psiquiatra
São José dos Campos
O Clonazepam é uma medicação que causa dependência, assim ao reduzir a dose é possível apresentar sintomas de absinência. Porém, além da dependência, essa medicação apesar de não tratar a ansiedade, alivia muito os sintomas, dessa forma com sua redução é possível também estarem aparecendo sintomas que antes estavam "camuflados". É necessário esperar o antidepressivo fazer efeito para avaliar necessidade de aumento da dose, troca ou associação de outro antidepressivo.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1831 perguntas sobre Rivotril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.