Tomei corticoide por 1 mês e engordei o rosto e o corpo todo e minha menstruação está atrasada 2 mês

13 respostas
Tomei corticoide por 1 mês e engordei o rosto e o corpo todo e minha menstruação está atrasada 2 mês já. E normal? E demora quando tempo pra menstruação volta ao normal??
Olá!!! Em primeiro lugar, você deve excluir a possibilidade de uma gestação. Rever a diminuição da dose ou até a suspensão, claro com a orientação do seu médico assistente, pois se houve aumento do volume do seu rosto e pescoço pode estar havendo uma toxidade maior da droga. Entre os cariosa efeitos colaterais do corticoide, a alteração menstrual é frequente. Se não houver outras alterações hormonais ou uma gestação, após s suspensão, que não pode ser feita de forma abruta, em breve o ciclo voltará a ser como era!!

Devido todo estresse e tempo de medicamentos pode sim acontecer, mas vai ao seu ginecologista!
Pouco provavel que haja correlacao com a amenorreia
Sim. Corticoterapia mexe com todos hormônios. O tempo de recuperação dependerá do tempo e da dose usada. Tem de realizar exercícios físicos regulares e ingerir bastante água. Assim elimina o líquido retido e perde a gordura acumulada.
Pode acontecer. Depende da sua sensibilidadea medicação e da dose/kg. Normalmente após a suspensão da medicação tudo velta ao norma... Vale sempre uma avaliacao com endocrinologista ou ginecologista. Abraço
Procure seu ginecologista, nossa clínica é de Oftalmologia.
Obrigada
Sim, é normal que haja aumento de peso pelo edema/inchaço provocado pelo corticóide, que normalmente melhora após a retirada do mesmo. É normal que haja alteração do ciclo menstrual também.
Boa tarde!!! Consulte um Ginecologista ou Endocrinologista para orientá-la melhor
O uso de corticóide em doses altas pode causar alterações no fluxo menstrual. Porém há diversos outros fatores que podem causar, descartando uma gestação, sugiro uma avaliação ginecológica.
De fato, estes são possíveis efeitos colaterais dos corticosteroides quando usados por via oral ou injetável e por tempo prolongado. Todos eles tendem a desaparecer gradualmente. Mas não é possível fazer uma previsão exata de quanto tempo é preciso para tudo voltar ao normal. O importante é fazer o tratamento correto do seu problema de saúde para evitar uso prolongado de corticosteroides, se possível.
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
O corticoide não é a causa da irregularidade menstrual. O aumento de peso pode justificar a menstruação atrasada.
As causas de irregularidade menstrual precisam ser investigadas. Se você teve relações sexuais desprotegidas, uma gravidez precisa ser descartada.
As disfunções hormonais como alteração da tireoide, alteração da adrenal, menopausa, hiperprolactinemia, síndrome do ovário policístico precisam de investigação.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu diagnóstico e tratamento.
O tratamento com corticóides em doses altas por um período prolongado tem efeitos colaterais. É necessário acompanhamento médico regular no uso prolongado de corticoterapia.
Sim. Corticoterapia mexe com todos hormônios. O tempo de recuperação dependerá do tempo e da dose usada. Tem de realizar exercícios físicos regulares e ingerir bastante água.