Amenorréia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em amenorréia

Encontre um especialista em Amenorréia na sua cidade:
Leonardo Gomes Milagres

Leonardo Gomes Milagres

Ginecologista

Vila Velha

Andressa Goncalves Amorim

Andressa Goncalves Amorim

Ginecologista

São Paulo

Stephanie Roca Volpert

Stephanie Roca Volpert

Ginecologista, Especialista em medicina estética

São Paulo

Marcel Amianti de Macedo

Marcel Amianti de Macedo

Ginecologista

São Paulo

Cristiano Eduardo Busso

Cristiano Eduardo Busso

Ginecologista

São Paulo

Roberta Duailibe

Roberta Duailibe

Endocrinologista

São Luís

Perguntas sobre Amenorréia

Nossos especialistas responderam a 37 perguntas sobre Amenorréia

Dra. Carolina Vicente Banzoli
Dra. Carolina Vicente Banzoli
Ginecologista
São Paulo
Sim é normal desde que você esteja usando a medicação de forma correta. A Noregyna pode ter 3 efeitos sobre o ciclo menstrual:
- regular a menstruação
- cortar a menstruação
-…
2 respostas

Olá. Nunca inicie uma medicação anticoncepcional sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem usar qualquer anticoncepcional. Essas medicações podem estar associadas a eventos graves…
1 respostas

Olá! O diagnóstico de menopausa é feito após 1 ano do último fluxo menstrual. A idade é variável entre as mulheres podendo acontecer entre 45 e 55 anos. Então, no seu caso, aos 46 anos podemos…
2 respostas

Especialistas falam sobre Amenorréia

Esse problema acomete muitas mulheres e pode ter diversas causas, entre elas de fundo emocional por stress contínuo e/ou físico, exercícios extenuantes, alterações anatômicas, alterações hormonais como a Síndrome dos Ovários Policísticos, entre outros. A notícia boa se tratada e acompanhada pode ser revertida, mas sempre procure um ginecologista de confiança pois é um tratamento contínuo.

Amenorreia é a ausência de menstruação em uma adolescente ou mulher em idade considerada fértil. Pode ser primária se a adolescente não menstruar até os 14-16 anos (a idade muda de acordo com a presença ou não do desenvolvimento das mamas e pelos pubianos) ou então ser do tipo secundária na paciente que apresentava ciclos regulares e estes se tornam ausentes após três ciclos consecutivos (ou seis meses). As causas possíveis são muitas e a investigação deve ser direcionada ao caso de cada paciente. Frequentemente na amenorreia secundária os ciclos podem ser restabelecidos após o tratamento do fator causal.

Amenorréia significa a falta de menstruação em mulheres no período reprodutivo. Pode ser primária, quando a mulher nunca menstruou, ou secundária, quando a mulher que menstruava regularmente apresenta um atraso de até 3 meses. Dentre as causas de amenórreia secundária temos: gravidez, hiperprolactinemia, problemas na tireoide, uso de medicamentos como anticoncepcionais e outros que podem aumentar a produção de um hormônio chamado prolactina e. A amenorréia primária pode estar associada a malformações do trato genital feminino e disfunções endócrinas. A investigação deve ser feita com exames de sangue e imagem: teste de gravidez, ultrassom transvaginal e dosagens hormonais.

É a ausência da menstruação e pode ter diversas causas. Dependendo da idade e de associação ou não com outros sintomas, são realizados exames específicos para o diagnóstico da causa.

A amenorreia 1 é a ausência da primeira menstruação aos 15 anos numa menina com caracteres sexuais secundários normais(mama e pelos pubianos), sendo as principais causas a disgenesia gonadal e agenesia mulleriana.A amenorreia 2 refere-se ausência de menstruação por pelo menos 3 meses, em mulheres que menstruavam previamente,sendo as causas mais frequentes a síndrome dos ovários policisticos e aamenorreia hipotalâmica funcional. A investigação das causas da amenorreia envolve a história clínica e exame físico direcionados para as principais causas de amenorreia, alem de exames hormonais como BHCG para descartar gravidez, FSH, TSH, PRL, teste da progesterona, ultrassonografia pélvica, etc...

Amenorréia é a falta de menstruação, a principal causa é a gravidez, mas pode decorrer também por problemas uterinos e hormonais. As causas devem sempre ser investigadas por um ginecologista para que o tratamento adequado seja realizado.

A amenorreia é o nome técnico para a ausência de menstruação. É uma condição que acomete diversas mulheres em idade fértil, e que pode ser o resultado de alguma alteração hormonal. Sua consequência mais temida é a infertilidade. A síndrome dos ovários policísticos, condição extremamente prevalente, é uma das principais causas de amenorréia e irregularidade menstrual, além de relação com sobrepeso/obesidade e elevação dos níveis de testosterona e resistência à insulina. Outra causa de amenorreia é o excesso na produção de prolactina, que também provoca dores de cabeça e saída de secreção leitosa pelas mamas.

Ana Clara Ribeiro Réche

Endocrinologista

Ouro Branco


Amenorréia é definida por ausência de menstruação por período de 3 meses ou mais, e pode ter diversas causas. É classificada em amenorréia primária, quando aquela pessoa nunca apresentou menstruação ou secundária, quando a mulher deixa de menstruar depois de já ter seus ciclos menstruais instituídos. A avaliação clínica e laboratorial são essenciais para o diagnóstico.

Quais profissionais tratam Amenorréia?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.