Tomei durante 23 anos stelapar. Meu médico falou que agora com 60 anos não posso mais tomar por causa

3 respostas
Tomei durante 23 anos stelapar. Meu médico falou que agora com 60 anos não posso mais tomar por causa da minha pressão arterial. Eu não estou me adaptando a nenhum outro medicamento. Stelapar aumenta a pressão arterial?
 Daniel Kumpinski
Psiquiatra
Porto Alegre
Boa tarde,
Você precisa antes de tudo de uma boa avaliação diagnóstica para receber o tratamento adequado para seus sintomas.
Caso seu médico seja psiquiatra, relate a ele todos os efeitos colaterais e tenha paciência, pois é comum termos dificuldade em encontrar o medicamento que se adapte melhor ao organismo de cada paciente.
Caso seu médico não seja um psiquiatra, converse com ele a respeito de um encaminhamento para uma avaliação.
E lembre-se, jamis use medicamentos psiquiátricos sem supervisão médica.
Estimo melhoras.
Atenciosamente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Samira Wakim
Psiquiatra
Rio de Janeiro
Stelapar é um antidepressivo da classe dos Inibidores da Mono Aminoxidase (IMAO). Este antidepressivo por ser um IMAO, deve ser usado com cuidado, deve-se cumprir uma dieta evitando alimentos que contém tiramina. Tiramina é derivada do aminoácido Tirosina um dos precursores de serotonina, noradrenalina e dopamina, responsável pelo controle da pressão sanguínea (pressão arterial). Alguns alimentos e bebidas contém Tiramina quando ingeridos junto com o antidepressivo IMAO, potencializa o efeito do medicamento que também contém Tiramina e sendo assim aumenta a pressão arterial. Fale com seu médico e faça controle da sua pressão arterial.
Olá! Stelapar tem como princípio ativo a substância tranilcipromina, que, em qualquer idade, gera risco de crises de hipertensão arterial sistêmica, desde que a pessoa coma alimentos ricos em tiramina, uma substância que forma a uma outra chamada noradrenalina, cujo excesso geraria aumento da pressão arterial. Por esse risco associado a essa tranilcipromina, esse antidepressivo deve ser prescrito como umas últimas escolhas. Se, para você, é o único antidepressivo a funcionar, deve-se prescrever, mas com ainda mais cuidado a fim de evitar o consumo de alimentos ricos em tiramina se a pessoa é portadora de hipertensão arterial sistêmica controlada de antemão. Todavia, dentro dos últimos 23 anos, novos antidepressivos ficaram disponíveis e um deles pode ser uma escolha mais segura para você. Busque seu(sua) psiquiatra para discutir isso.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Stelapar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.