Tomei mirtazapina durante 2 anos, parei tem uns três meses, posso voltar a tomar????
3
respostas
Tomei mirtazapina durante 2 anos, parei tem uns três meses, posso voltar a tomar????
Se houver orientação médica você pode tomar.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
Mesmo que você já tenha feito uso do medicamento antes, tenha tolerado bem e ele tenha sido eficaz, é importante que o quadro clínico atual seja avaliado para saber se o mesmo tratamento ainda é indicado.
Mesmo que você já tenha feito uso do medicamento antes, tenha tolerado bem e ele tenha sido eficaz, é importante que o quadro clínico atual seja avaliado para saber se o mesmo tratamento ainda é indicado.
Sim, pode voltar. Mas precisa de protocolo adequado.
Análise de segurança:
Mirtazapina NÃO causa dependência (diferente de benzodiazepínicos). Após 3 meses sem usar, seu corpo já "zerou" a medicação. Retomar é farmacologicamente seguro.
Porém, há questões clínicas importantes:
Perguntas que definem a conduta:
Por que parou?
Porque melhorou? (recaída é risco)
Porque achou que "não precisava mais"? (pode estar errado)
Por efeitos colaterais? (ganho de peso, sedação excessiva?)
Por que quer voltar AGORA?
Retornaram os sintomas? (insônia, depressão, ansiedade?)
Recomendação médica?
Automedicação?
Qual era sua dose? (15mg / 30mg / 45mg?)
Cenários e condutas:
Cenário A - Parou porque melhorou: Risco: Recaída depressiva é comum se parar ISRS/antidepressivos cedo Conduta: Retomar com psiquiatra, discutir manutenção por mais tempo
Cenário B - Parou por efeitos colaterais (ganho de peso): Alternativas antes de voltar:
Trocar por sertralina / escitalopram (menos ganho de peso)
Reduzir dose de mirtazapina (ex: 15mg ao invés de 30mg)
Combinar com atividade física regular
Cenário C - Retorno de sintomas agora: Conduta: Retomar com psiquiatra, mesma dose inicial, titular conforme necessário
Protocolo seguro para retomar:
Se voltar:
Consulte seu psiquiatra ANTES (não automedicar)
Comece com dose baixa: 15mg à noite (mesmo que tomasse 30mg antes)
Espere 1 semana para avaliar tolerância
Aumente gradualmente se necessário
Monitore efeitos: ganho de peso, sedação diurna, qualidade do sono
Timing: Demora 2-3 semanas para atingir eficácia completa
Alerta importante:
Se você parou há 3 meses sem orientação médica, há risco de:
Depressão recorrente (que você pode não reconhecer)
Ansiedade crônica
Insônia mantida
Retomar sozinho pode não ser suficiente se há outro problema acontecendo.
Análise de segurança:
Mirtazapina NÃO causa dependência (diferente de benzodiazepínicos). Após 3 meses sem usar, seu corpo já "zerou" a medicação. Retomar é farmacologicamente seguro.
Porém, há questões clínicas importantes:
Perguntas que definem a conduta:
Por que parou?
Porque melhorou? (recaída é risco)
Porque achou que "não precisava mais"? (pode estar errado)
Por efeitos colaterais? (ganho de peso, sedação excessiva?)
Por que quer voltar AGORA?
Retornaram os sintomas? (insônia, depressão, ansiedade?)
Recomendação médica?
Automedicação?
Qual era sua dose? (15mg / 30mg / 45mg?)
Cenários e condutas:
Cenário A - Parou porque melhorou: Risco: Recaída depressiva é comum se parar ISRS/antidepressivos cedo Conduta: Retomar com psiquiatra, discutir manutenção por mais tempo
Cenário B - Parou por efeitos colaterais (ganho de peso): Alternativas antes de voltar:
Trocar por sertralina / escitalopram (menos ganho de peso)
Reduzir dose de mirtazapina (ex: 15mg ao invés de 30mg)
Combinar com atividade física regular
Cenário C - Retorno de sintomas agora: Conduta: Retomar com psiquiatra, mesma dose inicial, titular conforme necessário
Protocolo seguro para retomar:
Se voltar:
Consulte seu psiquiatra ANTES (não automedicar)
Comece com dose baixa: 15mg à noite (mesmo que tomasse 30mg antes)
Espere 1 semana para avaliar tolerância
Aumente gradualmente se necessário
Monitore efeitos: ganho de peso, sedação diurna, qualidade do sono
Timing: Demora 2-3 semanas para atingir eficácia completa
Alerta importante:
Se você parou há 3 meses sem orientação médica, há risco de:
Depressão recorrente (que você pode não reconhecer)
Ansiedade crônica
Insônia mantida
Retomar sozinho pode não ser suficiente se há outro problema acontecendo.
Perguntas relacionadas
- Boa tarde!! No mês de junho eu estava gravida de 26 semanas,eu queria saber com quantas semanas eu estou agora ...
- Há 4 anos, tive câncer do tipo não seminoma, sem metástases no abdômen ou próximo, mas com 2 nódulos no pulmão os quais ninguém sabia se era ou não metástases. Um tinha 2,5cm e o outro 1,3cm. Removi o testículo direito e fiz 4 ciclos de quimioterapia com o esquema BEP. Esse mês realizei novos…
- Na quarta-feira dia 25/20/23 o médico obstetra viu no ultrassom um espessamento do endometrio com fluxo ao estudo dopler! Na quinta fiz a curetagem. Você acha que mesmo assim é preocupante? Tem risco de câncer endometrial, ou com a curetagem já melhora????
- Fiz minha primeira ultrassom no dia 01/04/2023 e deu que eu estava de 6 semanas e 3 dias, nas outras ultrassons aumentou 1 semana, meu bb nasceu dia 21/10/2023, e no capurro deu que ele nasceu de 37 semanas, pqe essa diferença? O capurro tem alguma coisa a ver com erro na ultrassom?
- A pílula do dia seguinte desregula muito a menstruação?
- Espirometria Normal sem resposta ao broncodilatador, no resultado de exame, o que significa?
- Por recomendação médica pela idade, 50 anos, irei trocar Elani 28 por Cerazette. Espero acabar toda a cartela para iniciar a nova medicação ou faço alguma pausa? Há risco de escapes, como se fosse a primeira vez que tomo pílula?
- A mastite sempre volta? Eu tive, secou, os médicos disseram que tá tudo ok mas não tive nenhum tratamento, só antibióticos durante a ferida aberta, é posso ter uma vez e sumir sem tratamento?
- Retirei os pontos do lip lifting em 6 dias e sangrou, após colocar o micropole vi quando cheguei em casa,o que fazer ,o médico mandou ficar 5 dias com este micropole ,mas será que este sangue não vai fazer mal ?
- Estava tomando escitalopram 10mg e meu médico subiu pra 15mg, agora estou muito pior, crises todos os dias, vômitos, será que foi por conta do aumento da dosagem?
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.