tomei o pondera durante 20 anos. resolvi a não tomar mais por contra própria, estou na abstinência.

2 respostas
tomei o pondera durante 20 anos. resolvi a não tomar mais por contra própria, estou na abstinência. Enquanto nao termina, deveria fazer acompanhamento com psicologo? Por quanto tempo demora o periodo de abstinencia?
Bom dia! Você deve procurar seu psiquiatra o quantos antes, falar o ocorrido, dar sequência ao seu tratamento e ele terá como ajudá-la em curto prazo. Procure também um psicólogo para psicoterapia, que também poderá lhe ajuda bastante. Em relação aos sintomas que está sentindo caso volte a tomar a metade da dose de paroxetina que usava antes, passa logo, mas caso não queira voltar a tomá-la, o tempo dos efeitos indesejáveis é variável, individual e varia de pessoa para pessoa. Procure um psiquiatra que você confie para dar continuidade ao seu tratamento ou a retirada do remédio.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A paroxetina (Pondera) pode ocasionar um fenômeno que se chama "síndrome de retirada" e que pode durar até duas semanas.
Nesse período o paciente pode experimentar sintomas semelhantes a um quadro de labirintite (tonteira, náusea, vômitos,..) além de insônia e piora da ansiedade, e pode ser ate um fator de risco para suícido.
O ideal é finalizar o tratamento com uma redução progressiva da dose com duração de 2 a 4 semanas.

O tratamento com antidepressivos dura em média 1 a 2 anos, porém em alguns casos é necessário o uso continuado da medicação.
Para uma suspensão da terapia medicamentosa de forma definitiva, os tratamentos não medicamentosos ganham muita importância.
Exemplos desses tratamentos são a terapia e melhora dos hábitos de vida.
Sono regular, dieta e atividade física podem ter resultados tão bons ou até melhores do que o medicamento.
Meditação e acupuntura também tem evidências de melhora de quadros ansiosos e depressivos.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1300 perguntas sobre Pondera
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.