tomei o pondera durante 20 anos. resolvi a não tomar mais por contra própria, estou na abstinência.

2 respostas
tomei o pondera durante 20 anos. resolvi a não tomar mais por contra própria, estou na abstinência. Enquanto nao termina, deveria fazer acompanhamento com psicologo? Por quanto tempo demora o periodo de abstinencia?
Bom dia! Você deve procurar seu psiquiatra o quantos antes, falar o ocorrido, dar sequência ao seu tratamento e ele terá como ajudá-la em curto prazo. Procure também um psicólogo para psicoterapia, que também poderá lhe ajuda bastante. Em relação aos sintomas que está sentindo caso volte a tomar a metade da dose de paroxetina que usava antes, passa logo, mas caso não queira voltar a tomá-la, o tempo dos efeitos indesejáveis é variável, individual e varia de pessoa para pessoa. Procure um psiquiatra que você confie para dar continuidade ao seu tratamento ou a retirada do remédio.

A paroxetina (Pondera) pode ocasionar um fenômeno que se chama "síndrome de retirada" e que pode durar até duas semanas.
Nesse período o paciente pode experimentar sintomas semelhantes a um quadro de labirintite (tonteira, náusea, vômitos,..) além de insônia e piora da ansiedade, e pode ser ate um fator de risco para suícido.
O ideal é finalizar o tratamento com uma redução progressiva da dose com duração de 2 a 4 semanas.

O tratamento com antidepressivos dura em média 1 a 2 anos, porém em alguns casos é necessário o uso continuado da medicação.
Para uma suspensão da terapia medicamentosa de forma definitiva, os tratamentos não medicamentosos ganham muita importância.
Exemplos desses tratamentos são a terapia e melhora dos hábitos de vida.
Sono regular, dieta e atividade física podem ter resultados tão bons ou até melhores do que o medicamento.
Meditação e acupuntura também tem evidências de melhora de quadros ansiosos e depressivos.