Tomei Prednisona 40mg por 5 dias. Parei a 4 dias e desde que parei passo muito mal depois que como.
5
respostas
Tomei Prednisona 40mg por 5 dias. Parei a 4 dias e desde que parei passo muito mal depois que como. Taquicardia, tontura, fraqueza, suor nas mãos, formigamento nos pés. Quando melhora já é hora de comer novamente, então passo mal o dia inteiro. É efeito “residual” do corticoide?
Olá!! Entendo sua preocupação.
Esses sintomas não parecem ser o efeito residual mais comum da prednisona, principalmente por estarem acontecendo toda vez depois que você come. Isso merece avaliação médica, porque pode haver outra causa por trás.
Se tiver dor no peito, falta de ar, desmaio ou piora importante, procure atendimento com urgência.
Fico à disposição caso queira agendar uma consulta online para avaliarmos melhor o seu caso e orientar de forma mais segura.
Esses sintomas não parecem ser o efeito residual mais comum da prednisona, principalmente por estarem acontecendo toda vez depois que você come. Isso merece avaliação médica, porque pode haver outra causa por trás.
Se tiver dor no peito, falta de ar, desmaio ou piora importante, procure atendimento com urgência.
Fico à disposição caso queira agendar uma consulta online para avaliarmos melhor o seu caso e orientar de forma mais segura.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Esses sintomas não são típicos apenas de “efeito residual” da prednisona. Pode haver relação com variações de glicose ou pressão após a suspensão. O ideal é avaliação médica com exames (glicemia, pressão, etc.). Se persistir ou piorar, procure atendimento.
Essa dose da medicação, usada pelo tempo referido, dificilmente causaria supressão adrenal para ser responsável pelos sintomas de retirada do medicamento. Isso, claro, considerando o peso de um adulto saudável acima de 40kg. No entanto, é muito importante avaliar a indicação do uso do corticóid e investigar os sintomas referidos após a retirada.
Você deve procurar o médico que te prescreveu a medicação. Ele irá avaliar os sintomas e, se necessário, tomar alguma conduta, como, por exemplo, solicitar exames que avaliem a função suprarrenal ou te orientar se está tudo bem e dentro do esperado para o seu quadro, com melhora progressiva dos sintomas.
Sim. Essa dosagem de prednisona deveria entrar no esquema de desprescrição (desmame).
Perguntas relacionadas
- Por que a "Humildade Epistêmica" salva o vínculo no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
- Como a "Teoria do Apego" orienta o encerramento do tratamento no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
- Qual o papel da "Transparência de Limites" na confiança do paciente com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB)?
- O que é a "Indução de Sentimentos" e como usá-la no diagnóstico do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
- Como utilizar a "Autorrevelação" de forma ética no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
- Por que o "Foco no Presente" protege o vínculo no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB)?
- O que é a "Dissonância de Perspectiva" e como resolvê-la sem invalidar o paciente com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB)?
- . Por que a "Previsibilidade" é o maior remédio para o paciente com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
- . Qual a diferença entre "Limite Terapêutico" e "Rejeição" na percepção do paciente com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
- . Qual a diferença entre "Limite" e "Punição" no manejo do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.