tomei sertralina 100mg por 8 meses e minha psiquiatra suspendeu, fiz o desmame corretamente, agora d
4
respostas
tomei sertralina 100mg por 8 meses e minha psiquiatra suspendeu, fiz o desmame corretamente, agora depois de 6 semanas, meus sintomas ansiosos voltaram com maior intensidade, é normal isso acontecer? existe rebote por sertralina?
Saudações! Isso pode acontecer, e não é por "efeito rebote" da sertralina. O que aconteceu é que o seu problema de saúde mental voltou a atinar, principalmente porque estava sem uso medicamentoso. Sugiro retornar no seu psiquiatra. Espero ter contribuído.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Quem já teve um episódio de transtorno de ansiedade na vida tem mais chance de ter um segundo e assim por diante. O tratamento adequado reduz essa chance, mas não zera. O recomendado é que, após o 1º episódio ansioso na vida, o tratamento seja feito até a dose de remissão por pelo menos 6 a 9 meses. O tempo aumenta no caso de um segundo ou terceiro episódio. Em caso de recidiva dos sintomas, pode ser necessário um novo tratamento.
Sim, pode haver uma espécie de “rebote” após parar a sertralina, mas é mais correto dizer que pode ocorrer síndrome de descontinuação ou recaída do transtorno ansioso. Se já se passaram 6 semanas e a ansiedade está mais intensa, o ideal é retornar ao psiquiatra, isso não é raro e pode ser facilmente controlado com um pequeno ajuste no tratamento.
Sim, o que você está sentindo pode acontecer e tem explicação. A sertralina, como outros antidepressivos da classe dos ISRS, não costuma causar “rebote” no sentido de piorar permanentemente os sintomas, mas é possível que, após a suspensão, a ansiedade volte — às vezes com intensidade maior do que antes da medicação. Isso acontece porque a medicação estava ajudando a controlar os sintomas, e quando ela é retirada, o cérebro leva algum tempo para readaptar seus níveis de serotonina e regular novamente o humor e a ansiedade.
Esse retorno dos sintomas pode surgir mesmo após um desmame gradual correto e normalmente ocorre nas primeiras semanas a meses após a suspensão, dependendo de fatores individuais, como estresse atual, predisposição genética e hábitos de vida. Nem sempre significa que o tratamento falhou — é simplesmente o corpo reagindo à retirada do medicamento.
O mais indicado é retornar ao psiquiatra para relatar o que está acontecendo. Ele pode avaliar se é necessário retomar a medicação, ajustar outras estratégias de manejo da ansiedade ou complementar com terapias não medicamentosas, como terapia cognitivo-comportamental, exercícios e técnicas de relaxamento.
Estou à disposição para ajudar você a entender melhor essa fase e pensar em formas de reduzir os sintomas de ansiedade de maneira segura.
Esse retorno dos sintomas pode surgir mesmo após um desmame gradual correto e normalmente ocorre nas primeiras semanas a meses após a suspensão, dependendo de fatores individuais, como estresse atual, predisposição genética e hábitos de vida. Nem sempre significa que o tratamento falhou — é simplesmente o corpo reagindo à retirada do medicamento.
O mais indicado é retornar ao psiquiatra para relatar o que está acontecendo. Ele pode avaliar se é necessário retomar a medicação, ajustar outras estratégias de manejo da ansiedade ou complementar com terapias não medicamentosas, como terapia cognitivo-comportamental, exercícios e técnicas de relaxamento.
Estou à disposição para ajudar você a entender melhor essa fase e pensar em formas de reduzir os sintomas de ansiedade de maneira segura.
Perguntas relacionadas
- Estou tomando sertralina a 15 dias , Nao tenho votante de conversar com as pessoas, E nesse caso eu sempre gostei muito de conversar Esse sentimento de distânciar das pessoas pode passar com tempo?
- Pode haver problemas em tomar l teanina e Sertralina ? Ou é uma combinação segura
- Boa noite,comecei a tomar sertralina de 25 cm dois meses voltei a ter ansiedade O médico aumentou para 50,como tinha de 25 fiquei tomando 2 comprimidos,mais já estou tomando de 50 há 10 dias .comecei a sentir ansiedade É normal?e também tomo amitripitilina de 25 A noite
- Estou grávida de 8 semanas tomava 150g diminuiu pra 50g tomava de manhã troquei pra noite e to sentindo agonia desespero, mal está to vomitando muito. To cm medo de ter crise de depressão ansiedade nesse período oq fazer?
- Boa Noite. Tomo Sertralina 50 mg , a minha psiquiatra indicou Ansitec para usar juntamente com a mesma, porém no início senti muita falta de apetite que até ai considero normal por ser adaptação, mas após 15 dias de usos , comecei a sentir extrema agitação, e sensação de que estava ficando…
- Iniciei hoje esses remédios Cloridrato de Sertralina é o Ansitec o a sertralina tomei apenas uma banda e eu n quero mais tomar esses remédios será q se eu parar hj tem algum problema? Por eu ter tomado apenas um vez eu quero focar na alimentação e atividades e fazer terapia sem medicação
- Quero mudar a hora de tomar a sertralina para de manhã, em vez da noite como costumo. Devo ficar um dia sem tomar e começar de manhã, ou posso tomar de noite, e no dia seguinte tomar novamente? Tomo por volta das 18h00
- Tomo sertralina de 50mg,4 pela manhã, receitado pela psiquiatria. Mas depois q ela aumentou para essa dose, tenho muita fome, e emboço muito. Será q pode ser um efeito colateral da Sertralina? Obrigada
- Estou a 5 meses tomando sertralina de 50 mg, mas o efeito da sonolência não passa, tenho vontade de dormir dia e noite e não tenho ânimo, para ansiedade até deu uma aliviada. É normal?
- Minha médica aumentou fluvoxamina para 100 mg. Mas ainda tenho caixa de 50mg. Posso tomar 2 comprimidos de 50 mg ? Faz o mesmo efeito do de 100mg?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 3154 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.