Tomo 2 tipos de anti depressivo e ansiedade Alprazolam de 2mil e tomo sertralina minha pressão fic
Tomo 2 tipos de anti depressivo e ansiedade Alprazolam de 2mil e tomo sertralina minha pressão fica alta todos os dias tem aver com remédio estou tomando captropil quando ela passa de 16 médico da upa receitou tenho muita enxaqueca é normal?
9 respostas
Bom dia! O uso da sertralina (ISRS) pode estar relacionada à elevação da sua pressão arterial, pois alguns pacientes apresentam aumento da pressão arterial (hipertensão) e taquicardia (coração acelerado) como efeito colateral, especialmente nas primeiras semanas de tratamento. O Alprazolam (benzodiazepínico) costuma ter o efeito oposto; ele geralmente abaixa a pressão arterial, pois reduz a ansiedade e a frequência cardíaca. No entanto, seu uso prolongado ou a interrupção repentina pode gerar efeitos rebote, aumentando a ansiedade e, indiretamente, a pressão. Assim, não pare a medicação por conta própria, monitore sua pressão e realize acompanhamento médico.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Alguns medicamentos podem influenciar na pressão e também desencadear ou piorar dor de cabeça em algumas pessoas. Pressão alta frequente e enxaqueca não devem ser ignoradas, principalmente se estão acontecendo todos os dias. É importante não ajustar ou usar medicações por conta própria e procurar avaliação médica para revisar seu tratamento e investigar a causa. Se a pressão subir muito ou vier com sintomas fortes, procure atendimento imediato. Dr Arthur Henrique Caixeta - Médico Endocrinologista Adulto/Infantil
Boa tarde! A primeira recomendação seria procurar atendimento com um clinico geral, para avaliação da alteração de pressão e investigação da cefaleia (enxaqueca). O que pode ocorrer, quando temos alguma dor ou incômodo em nosso corpo, é o aumento da pressão, em resposta a essa descompensação. Recomendo procurar um clínico geral para uma melhor avaliação. Espero que tenha ajudado.
A ansiedade pode contribuir bastante para elevações da pressão arterial e também piorar quadros de enxaqueca. A sertralina geralmente não costuma causar hipertensão importante, mas cada organismo pode reagir de forma diferente e o uso conjunto das medicações merece revisão periódica. Pressão frequentemente acima de 16 não deve ser considerada normal, principalmente associada a dor de cabeça intensa. O ideal é fazer acompanhamento regular para avaliar se existe hipertensão persistente, ajuste das medicações e investigação das crises de enxaqueca. Se necessário, estou com agenda aberta para te avaliar com mais detalhes. Atenciosamente.
A sertralina e o alprazolam geralmente não causam aumento persistente da pressão arterial. A enxaqueca, ansiedade, dor e outros problemas de saúde podem contribuir para elevações da pressão. Se ela está chegando a 16 (160 mmHg) com frequência, é importante consultar um clínico geral ou cardiologista para investigação e definir se há necessidade de tratamento contínuo, em vez de usar captopril apenas quando a pressão sobe. Procure atendimento imediatamente se a pressão elevada vier acompanhada de dor no peito, falta de ar, fraqueza em um lado do corpo, alteração da fala ou dor de cabeça muito intensa e diferente do habitual.
Olá! Os medicamentos de pressão devem ser usados diariamente quando há diagnóstico estabelecido de hipertensão. Como a pressão elevada traz riscos à vida, devemos usar o remédio todos os dias para evitar que ela venha a subir.
Pressão arterial chegando repetidamente a valores em torno de 160 mmHg de sistólica merece acompanhamento médico e não deve ser atribuída automaticamente à ansiedade ou aos medicamentos. Sertralina geralmente não é uma causa frequente de hipertensão importante, enquanto ansiedade, dor, enxaqueca, outros medicamentos e hipertensão propriamente dita podem contribuir. O alprazolam também não deve ser ajustado ou interrompido abruptamente por conta própria. Como você está utilizando captopril conforme orientação da UPA, é importante realizar acompanhamento para confirmar se existe hipertensão e definir um tratamento regular, se necessário. Dor de cabeça intensa associada a pressão muito elevada, alterações neurológicas, dor no peito ou falta de ar exige avaliação imediata.
Não é normal ter a pressão alta todos os dias e apresentar enxaquecas frequentes, e essa situação precisa de uma investigação médica detalhada
Sim, alguns medicamentos podem influenciar a pressão arterial, mas não é possível afirmar que a sua pressão alta seja causada pela sertralina ou pelo alprazolam. A sertralina pode causar dor de cabeça, e a pressão elevada também pode estar associada a esse sintoma. Como sua pressão sobe frequentemente e você apresenta enxaqueca, é importante passar por uma nova avaliação médica em breve para revisar os medicamentos e ajustar o tratamento da pressão, se necessário. Não aumente o captopril por conta própria e não interrompa a sertralina ou o alprazolam abruptamente. Se a pressão atingir **18 por 12 ou mais**, repita a medida após alguns minutos de repouso e procure atendimento urgente se continuar nesse nível. Se houver dor de cabeça súbita e muito intensa, dor no peito, falta de ar, alteração visual, confusão ou fraqueza em um lado do corpo, procure emergência imediatamente. Leve à consulta as doses exatas dos medicamentos e um registro das medidas da pressão. Isso ajudará a identificar a causa e definir a conduta mais segura. Agende uma consulta para esclarecimentos.
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.
