Tomo 300mg de Carbonato de Lítio e 100mg de Cloridrato de Sertralina diariamente. Fui na farmácia co
1
respostas
Tomo 300mg de Carbonato de Lítio e 100mg de Cloridrato de Sertralina diariamente. Fui na farmácia comprar Fluconazol (150mg) para candidíase e o farmacêutico me disse que não é recomendado tomar com antidepressivos. Devo procurar outra forma de tratamento para a candidíase? Como esse remédio interage com os que eu já tomo?
Olá. O cuidado do farmacêutico faz sentido porque alguns antifúngicos podem alterar a forma como o organismo metaboliza medicamentos psiquiátricos, especialmente o lítio. Essa interação não acontece da mesma forma em todas as pessoas, mas merece atenção porque pode modificar níveis séricos e provocar efeitos indesejados.
Nesses casos, o ideal é não focar apenas no antifúngico isolado, e sim no seu conjunto de medicações e no padrão da candidíase. Quando avalio pacientes que usam lítio ou antidepressivos, eu observo precisamente isso: se há risco de interação, qual é a frequência das crises e se existe algum fator que esteja mantendo o fungo ativo.
Eu trabalho com um protocolo voltado para candidíase, inclusive para quem já usa outras medicações. Ele considera histórico clínico, recorrência, sensibilidade hormonal e possíveis interações. Esse tipo de abordagem costuma resolver o quadro sem comprometer o tratamento psiquiátrico.
De forma geral, a sua preocupação é válida e faz sentido. Para definir a melhor opção no seu caso, é importante avaliar o conjunto de forma individual.
Nesses casos, o ideal é não focar apenas no antifúngico isolado, e sim no seu conjunto de medicações e no padrão da candidíase. Quando avalio pacientes que usam lítio ou antidepressivos, eu observo precisamente isso: se há risco de interação, qual é a frequência das crises e se existe algum fator que esteja mantendo o fungo ativo.
Eu trabalho com um protocolo voltado para candidíase, inclusive para quem já usa outras medicações. Ele considera histórico clínico, recorrência, sensibilidade hormonal e possíveis interações. Esse tipo de abordagem costuma resolver o quadro sem comprometer o tratamento psiquiátrico.
De forma geral, a sua preocupação é válida e faz sentido. Para definir a melhor opção no seu caso, é importante avaliar o conjunto de forma individual.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Perguntas relacionadas
- Tomei respiridona por 15 dias, e no primeiro dia vi que nao me fez bem. Passei com a psiquiatra em menos de 10 minutos me receitou esse remedio, nao sabia os efeitos colaterais. Tomando meu coração acelerava, ficava ofegante, nao tenho bipolaridade mais foi indicado para isso. Assim disse ela…
- Boa noite, tenho um filho de 6 anos com Tea, Tod e TDHA, o médico psiquiatra passou para ele Atensina 0,100mg. Gostaria de saber se meu filho com essa idade pode tomar mesmo essa medicação, e o doutor tb comentou que pode diluir o comprimido na água, nao perde o efeito?. Obrg
- Na consulta on-line é possível receitar medicamentos que precisem da retenção da receita? Como por exemplo o roacutan?
- Vou iniciar o lítio 450 mg, eu estou com muito medo de tomar pelo que eu li sobre ele. Posso ter efeitos sérios nos meus rins? Ganho de peso? Hipotiroidismo?
- Estou tomando trazodona 50mg há dois meses a noite ao deitar. Porém minha pressão está baixando demais, 9x5, 19x4. Ele regulou meu sono, mas esse efeito colateral está me deixando lenta e sem forças para trabalhar.
- sofri um trinco na parede posterior do acetábulo estou em repouso conservador e já não sinto mais dores fazem 15 dias tem alguma dica ?
- Fiz uma cirurgia ortognática para Classe III há cerca de um ano e meio. Depois de me recuperar, começou a sair um líquido amarelo da minha mandíbula, por dentro da boca, e uma parte do osso ficou exposta. Para resolver o problema, fiz uma cirurgia para remover as placas, mas não resolveu. Em…
- Estou usando supositório Diltiazem a 3 dias, aplico somente a noite conforme a proctologista indicou, porém depois que comecei a usar estou sentindo muita dificuldade para evacuar, preciso fazer muita força, sendo que antes fazia normal, isso é ruim pois meus sintomas era dor no anus. Será que…
- Minha mulher tem alzheimer tem alucinações constantes ficando agressiva na parte da manhã e no final do dia com alguns momentos de agressividade tambem durante o dia. como controlar este quadro toma 150mg quetiapina mas não atenua as crises a agressividade é muito grande
- Meu filho foi tirar foto com papai noel. Tem e anos. Na hora da foto ligaram 2 tripés com refletor para tirar foto. Estava vendo na Internet e diz que esses refletores funcionam com 4 lâmpadas led de 20w. Então os 2 serão 8 lâmpadas. Fiquei preocupada, falaram que danifica a retina
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.