tomo 300mg de litio de manha, mais 450mg a noite e tambem quetiapina 25mg, e mesmo assim tenho crise

2 respostas
tomo 300mg de litio de manha, mais 450mg a noite e tambem quetiapina 25mg, e mesmo assim tenho crise de panico quando passo algum nervoso, sinto tontura, formigamento na mão, palpitação e a pressão 15/8, será que é necessário aumentar mais uma medicação? Minha consulta será mês que vem.
Nem o lítio nem a quetiapina são tratamentos para transtorno de pânico ou primeiras opções para tratamento de transtornos de ansiedade. Se for mesmo algum transtorno de ansiedade ou transtorno de pânico seu diagnóstico, seria bom consultar um psiquiatra com experiência neste tipo de tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Fernanda Simão
Psiquiatra
Bauru
Esses sintomas parecem crises de pânico/ansiedade autonômica, mas pressão 15/8 e palpitação merecem cuidado: às vezes é ansiedade, às vezes é algo clínico associado (cafeína, tireoide, arritmia, etc.).

O que fazer já (seguro e baseado em manejo de crise):
• Técnica de respiração: expiração longa (ex.: inspirar 4s, expirar 6–8s por 3–5 min).
• Aterramento (5-4-3-2-1: 5 coisas que vê, 4 que sente, 3 que ouve, etc.).
• Evitar cafeína/energéticos.

Quando procurar atendimento antes da consulta:
• Se a pressão ficar repetidamente ≥ 14/9 ou vier com dor no peito, falta de ar, desmaio, fraqueza focal, procurar pronto atendimento.
• E avisar seu psiquiatra antes do mês que vem: pode ser necessário rever dose/horário, investigar gatilhos e avaliar se há TAG/pânico como alvo específico.

Sobre “aumentar medicação”:
• Pode ser necessário, mas isso exige avaliação: o lítio tem janela terapêutica e pede monitoramento (litemia, função renal, tireoide). Não é ajuste para fazer sem consulta.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.