Tomo 40mg de fluoxetina e recentemente fui numa psiquiatra que me passou venlafaxina 75mg de liberaç
3
respostas
Tomo 40mg de fluoxetina e recentemente fui numa psiquiatra que me passou venlafaxina 75mg de liberação prolongada. Infelizmente esqueci de perguntar como fazer a transição de um medicamento pra outro e não tenho como contatar a médica antes do prazo de um mês (já tentei), e o Google tá falando que não pode tomar os dois remédios ao mesmo tempo. Alguém pode me orientar na transição?
Não vi a data dessa postagem,mesmo assim vou responder como se fosse recente.No caso de uso contínuo da fluoxetina, ela tem uma vida média de eliminação,considerando seu metabólito ativo(norfluoxetina) de até 16 dias.Por isso, é possível diminuir rapidamente a fluoxetina, sugiro diminuir para 20 mg dia por 4 dias e então,suspender a fluoxetina. O ideal nesses 4 primeiros dias,seria tomar 37,5 mg da venlafaxina ,e quando da suspensão total da fluoxetina passar para 75 mg ao dia, continuando assim até sua próxima consulta com o psiquiatra que fez a prescrição. Casos não tenhas os cps de 37,5 mg , terás que tomar desde o início os 75 mg, suponho que sem maiores problemas.( esta é uma resposta genérica, cada caso tem suas peculiaridades, por isso é sempre necessário e importante a consulta médica)
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Não tome as duas juntas em dose cheia (ex: fluoxetina 40 + venlafaxina 75) → risco aumentado de síndrome serotoninérgica.
Uma sugestão de troca gradual:
Reduz fluoxetina de 40 mg → 20 mg por 5 a 7 dias
Suspende fluoxetina
Espera 2 a 4 dias
Inicia venlafaxina XR 75 mg/dia pela manhã
Uma sugestão de troca gradual:
Reduz fluoxetina de 40 mg → 20 mg por 5 a 7 dias
Suspende fluoxetina
Espera 2 a 4 dias
Inicia venlafaxina XR 75 mg/dia pela manhã
Olá! O correto realmente é a transição gradual. Mas programar a transição é uma tarefa que pode ser feita somente com consulta médica mesmo.
Perguntas relacionadas
- Tenho depressão / insonia e foi receitado venlafaxina 37,5. Tomo também Quetiapina, posso tomar os 2?? Grata
- Fiz uso da venlafaxina por 4 dias,nao estou sentindo bem com a medicação, e resolvi parar de uma vez, vou ter abstinência mesmo em poucos dias?
- Comecei a fazer desmame da venlafaxina mas meu intestino não pára,sempre com gases e vontade de evacuar.
- Estou tomando a venlafaxina a 6 dias mais não vi resultado ainda. Tenho TOC, ultimamente tive uma tensão no pescoço que não passa de forma alguma. Já fiz uso de medicação, ortopedista disse que não tinha nada. O que pode ser feito?
- Estou usando venoflaxina 75 receitado pelo psiquiatra, tenho problema de gastrite e estou usando trimebutina 200 mg para o intestino. Os medicamentos podem ter alguma interação e prejudicar o fígado! Obs: estou sentindo náuseas agora no início do tratamento!
- Estou tomando venlafaxina e não sinto muita fome e meu estômago fica meio inchado, isso pode ser por causa do remédio?
- A Venlafaxina ou a desvenlaxina podem ocasionar perda de peso ?
- Tomo velanfaxina de 150ml há 4 anos. Caí e machuquei muito a coluna lombar. Foi receitado Tramal. Posso tomar os dois?
- Ola, tenho 25 anos e faz 5 dias que médico aumentou a dose de venlafaxina.. De 75mg para 150mg. Só que estou sentindo coração acelerado,aperto e desconforto no peito, um aperto que sobe na garganta e desce pro estômago também. Estou muito agoniada. Será efeito colateral do remédio?
- Estava tomando 75 mg de venlafaxina, estava me sentindo bem. Depois de um tempo comecei a sentir sintomas de ansiedade novamente, coração sempre acelerado, tonturas, aperto no peito, sensação de estar passando mal... Médico aumentou a dose para 150 mg fazem 4 dias.. mas sigo cm esses sintomas e oq mais…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1252 perguntas sobre Venlafaxina
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.