Tomo clonazepam a mais ou menos dois anos agora , as vezes fico bastante tempo sem as vezes tomo por

22 respostas
Tenho 24 anos, o que devo fazer , para ficar livre do medicamento clonazepam?
Converse com seu médico, ele poderá te orientar melhor como fazer isso sem os sintomas adversos.

O ideal é que vc procure seu psiquiatra, de confiança, ou o médico que te receitou a medicação. Quando iniciamos qqr tratamento é importante que confiemos em quem nos trata para podermos contar nossos sintomas e permitir que o profissional faça seu trabalho corretamente. Se vc não confia em quem te atende, busque outro médico.
Olá, boa tarde! Recomendo conversar com seu médico e entender os motivos da medicação e qual o plano de cuidado para uma possível diminuição da mesma, qualquer alteração medicamentosa deve ser feita sobre orientação. Além disso, caso esta medicação esteja sendo indicada por motivos emocionais/afetivos, também pode ser recomendado um tratamento conjunto com psicoterapia/análise, que poderá co-auxiliar no cuidado. Fico a disposição. Um abraço
O ideal é realmente avaliar com seu médico, a retirada do clonazepam traz sintomas de abstinência e por isso deve ser feita de modo gradual e lenta, para que esses sintomas não seja tão fortemente sentidos. O médico também vai avaliar o quadro de base. Geralmente quando o paciente usa o clonazepam existe um transtorno de base, que pode ser a ansiedade, a depressão, que tem como sintomas a insônia, e outros sintomas como no caso da ansiedade, sintomas de taquicardia e hiperventilação. Nesse caso o médico irá avaliar se você está usando alguma medicando para tratar esses transtornos de base, geralmente as medicações utilizadas são os antidepressivos, que em alguns casos tem que ser utilizadas num período mais prolongado, que pode chegar a dois anos. O clonazepam já é um medicação que deve ser usada apenas no curto prazo, em torno de três meses. Lembrando sempre que o tratamento desses transtorno de base, seja a depressão ou ansiedade, deve ser conciliado com a terapia, os estudos apontam que quando são conjugados os tratamentos psicológicos e medicamentoso os resultados são bem maiores.
Primeiramente é importante identificar em qual situação a prescrição da medicação foi realizada e com qual finalidade. O diagnóstico primário precisa estar claro para que estratégias efetivas sejam implementadas, caso contrário irás tratar apenas o sintoma e não a causa que levou ao uso da medicação.
É importante ressaltar que os benzodiazepínicos devem ser utilizados por um tempo limitado, justamente pelo potencial de desenvolvimento de tolerância (necessidade de aumentar a dose) e se sintomas de abstinência (ansiedade e insônia, por exemplo) quando o uso é interrompido. A parada abrupta precisa ser considerada com cautela, geralmente os psiquiatras realizam uma retirada gradual e frequentemente utilizam outra medicação para reduzir os sintomas. é fundamental o acompanhamento de um bom psiquiatra. Em paralelo a isso há evidências interessantes sobre o uso de técnicas de respiração, relaxamento e mindfulness para manejar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.
Tem que iniciar o "desmame" da medicação com o psiquiatra e iniciar psicoterapia com um psicólogo.
Toda medicação médica prescrita deve ser acompanhada do inicio ao fim pelo Psiquiatra, devido a reação que cada organismo individualmente possui. O tratamento junto com Psicólogo tem sua eficiência comprovada e poderá ajudá-lo nesse processo.
Querer e poder...Será que é o momento?
Sua fala você diz querer poder deixar de fazer o uso medicamentoso.
A melhor resposta ou única resposta deve vir do seu médico o qual você se permitiu estar sob os cuidados dele. Ele sabera o momento certo do desmame. Além disso procure fazer TERAPIA.

Importante para você!
Tudo de bom!
Olá! O medicamento que você está tomando deve ser retirado se for preciso pelo médico que realizou a prescrição. É importante você realizar acompanhamento com um psicólogo para junto com seu médico verificar a necessidade de diminuir a dosagem ou retira o medicamento.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá, boa tarde. Para que você possa diminuir a dose ou ficar livre do clonazepam, precisa estar sendo acompanhado por um psicólogo e psiquiatra. Assim, conforme seus sintomas físicos e emocionais forem melhorando, o psiquiatra vai diminuindo a dose, conforme o seu processo particular emocional.
Olá
Para o início e o término do uso da medicação é importante seguir a orientação médica.
Para o tratamento ser mais eficaz e se for possível diminuir até cessar o uso da medicação é indicado que você realize também a terapia pois irá te ajudar a se conhecer melhor e assim os profissionais irão te ajudar a identificar se os sintomas estão diminuindo ou aumentando.
O ideal é um tratamento médico combinado com o acompanhamento psicológico. A psicoterapia garante um cuidado geral e contínuo para os sintomas. Para assim, com a devida orientação médica, poder ir tirando a medicação de forma gradual.
Os protocolos de tratamento psiquiátrico normalmente preveem alta, a não ser uma pequena fração dos casos crônicos. É fundamental conciliar medicação com psicoterapia, pois ao reduzir os sintomas a terapia torna-se cada vez mais eficaz. Importante não interromper o tratamento para evitar recaídas. A psicoterapia é fundamental para o processo e reduz consideravelmente o tempo de uso da medicação! Terei prazer em te ajudar.!! Vai dar tudo Certo, você não precisa passar por isso sozinho (a). Forte Abraço!!!
Olá. Boa tarde. Você precisa avaliar com o seu médico a importância desse medicamento para o seu caso. O Clonazepam é indicado para distúrbios epilépticos, transtornos de ansiedade, transtornos de humor, dentre outros. Se você percebe que é uma medicação que causa efeitos colaterais indesejáveis no seu corpo, procura ver com seu médico se não teria outro medicamento que pudesse substituir o Clonazepam. Além disso, é importante o acompanhamento psicológico em conjunto com o apoio médico, pois a psicoterapia pode ajudá-lo, dependendo da situação, a reduzir ou até mesmo a suspender a medicação, tudo com a apropriada orientação do seu médico. Estou a disposição para quaisquer dúvidas.
Olá! Um planejamento químico com um psiquiatra e Terapia EMDR/Dor para "desligar algumas chaves" que fazem com que você manifeste a necessidade que a medicação "desempenha" no seu corpo e na sua mente.
Olá, o primeiro passo é conversar com seu médico/psiquiatra sobre o medicamento. O segundo é sempre pensar que uma terapia vai tratar a causa do problema e que fazer uso do autoconhecimento pode nos ajudar muito. Boa sorte.
Olá, agende um retorno com o médico que te receitou o clonazepam, ele irá orienta-lo quanto a sua questão. A associação do tratamento medicamentoso junto à psicoterapia costuma trazer bons resultados para a diminuição de sintomas como a ansiedade e depressão. Se possível, procure também por um psicológo. Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Boa noite. Consulte seu médico psiquiatra. Apenas ele pode avaliar e te ajudar na retirada. Atenciosamente
Olá! Para descontinuar a medicação é necessário que fale com seu médico, para que possa fazer de forma gradual e não sentir os efeitos da abstinência. Entretanto se faz uso de tal medicação, deve estar envolvida alguma questão emocional, motivo da qual deve ter iniciado a mesma. Assim, recomento de busque por um profissional da psicanálise/psicologia, para entender o que se passa contigo emocionalmente! Procure por ajuda
Ser avaliado pelo seu médico e encaminhado à psicoterapia.
Olá, sugiro que entre em contato com o psiquiatra para fazer a retirada da medicação, em conjunto, também pode ser interessante fazer psicoterapia para entender a dependência com a medicação.
Bom dia. O uso de medicação é um processo e conforme você vai apresentando melhoras, seu médico vai diminuindo até extingui-lo. Para ajudar nesse processo busque o acompanhamento de um psicólogo. Abçs!