Tomo fluoxetina de 40 mg há 4 anos para combater depressão leve e ansiedade, houve uma piora então a

3 respostas
Tomo fluoxetina de 40 mg há 4 anos para combater depressão leve e ansiedade, houve uma piora então a psiquiatra aumentou para 60 mg. Estou tomando essa nova dose há 10 dias e desde ontem tive uma piora na ansiedade, muita angústia e crises de choro. Esses sintomas pode ter haver com o período de adaptação? E quanto tempo os sintomas desaparecem?
Sim, provavelmente esses sintomas são decorrentes da adaptação da nova dose da medicação. Eles tendem a acabar em até 6 a 8 semanas do inicio da alteração da dose.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não é provável que o aumento de 40 para 60 mg, numa pessoa que já usa o remédio há 4 anos, leve a piora de ansiedade, menos ainda a angústia e crises de choro. Mais provável que seja uma oscilação dos sintomas do seu transtorno e o remédio ainda não teve tempo de fazer efeito, que haja necessidade de uma dose ainda maior ou mesmo de uma associação ou remédio mais potente. Mudar a dose ou associar algum outro remédio ou mesmo trocar a medicação depende do que exatamente você sente e há quanto tempo usa a dose maior. Converse com seu psiquiatra.
O aumento da dose pode, sim, provocar um período de adaptação. É relativamente comum que, nas primeiras semanas após o ajuste da fluoxetina (ou de outros antidepressivos), haja uma piora temporária da ansiedade, maior angústia ou oscilações emocionais. Também é possível que os sintomas sejam do próprio quadro que motivou o aumento de dose. De qualquer forma, a primeira coisa a ser feita diante de efeitos negativos em um período de mudança de dose é esperar um pouco mais.

Esses efeitos costumam ser passageiros e tendem a melhorar com o tempo, geralmente em 2 a 4 semanas após a mudança da dose. Por isso é importante manter o acompanhamento próximo com a psiquiatra que prescreveu, para avaliar se os sintomas estão dentro do esperado ou se será necessário algum ajuste adicional para maior conforto nesse período. Se houver surgimento de sintomas mais intensos, como ideação suicida, o psiquiatra deverá ser acionado imediatamente.

De modo geral, quando bem acompanhada, a fluoxetina segue sendo um tratamento eficaz e seguro.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1335 perguntas sobre Fluoxetina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.