Tomo há um ano 150 mg de assert (para síndrome do pânico, e agorafobia, medicamento excelente), após

2 respostas
Tomo há um ano 150 mg de assert (para síndrome do pânico, e agorafobia, medicamento excelente), após um acidente doméstico fui ao ortopedista onde o mesmo me receitou velija 30mg para dor ciática. Há alguma contra indicação ao usar esses medicamentos juntos?
Dra. Maria Raquel F. M. Vieira
Psiquiatra
Belo Horizonte
Nessas doses não há problema, no entanto converse com sem psiquiatra para avaliar a possibilidade de optar pela monoterapia, ou seja, por utilizar um medicamento só. Se for possível essa opção - o que só pode ser pensado pelo seu psiquiatra juntamente com você, será necessário ajuste de dose. Se não for possível, você deve seguir o tratamento conforme orientada. Nunca se esqueça de dizer a qualquer médico que você for todos os remédios que toma, ainda que fitoterápicos, polivitaminicos, anticioncepcional, etc, isso é fundamental.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Thiago Miranda Sales
Psiquiatra
São Paulo
Olá, tudo bem?

A sertralina (Assert) e a duloxetina (Velija) são ambas inibidoras da recaptação de serotonina, mas a duloxetina também inibe a recaptação de noradrenalina. O uso conjunto dessas medicações pode aumentar o risco de uma condição chamada síndrome serotoninérgica, que pode causar sintomas como:

Agitação, tremores, sudorese excessiva
Aumento da frequência cardíaca
Alterações na pressão arterial
Confusão mental
Espasmos musculares ou rigidez
Embora essa interação seja considerada potencialmente séria, muitos médicos prescrevem essa combinação com acompanhamento adequado, especialmente quando há indicação para dor neuropática (como a dor ciática).

O que fazer?

Monitoramento: É essencial ficar atento a qualquer sintoma incomum e comunicar ao médico.
Ajuste de dose: Em alguns casos, pode ser necessário iniciar com doses menores da duloxetina.
Revisão clínica: Se houver dúvidas ou sintomas adversos, um psiquiatra pode avaliar a melhor estratégia para evitar riscos.

Caso esteja se sentindo bem e não tenha apresentado sintomas preocupantes, apenas mantenha o acompanhamento médico regular. Agora, caso apresente algum desses sintomas procure assistência médica com urgência para uma avaliação completa do seu estado de saúde atual.
Espero ter te ajudado com sua duvida, estimo melhoras.
Dr. Thiago Sales

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3040 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.