Tomo lamotrigina de 100 mg,existe alguma interação na medicação e álcool e depois de wtas horas depo

3 respostas
Tomo lamotrigina de 100 mg,existe alguma interação na medicação e álcool e depois de wtas horas depois do uso da medicação posso beber moderadamente?
Existe interação, com prejuízo da ação da lamotrigina, além da mútua potencialização do efeito sedativo. Não pode beber moderadamente, por vários motivos: pelo acima mencionado, porque o uso de álcool impacta negativamente os transtornos psiquiátricos e porque os últimos estudos mostram que o consumo moderado de álcool é prejudicial à saúde.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia .Embora não haja uma interação farmacocinética expressiva entre a lamotrigina e o álcool, é importante ter em mente que ambos atuam no sistema nervoso central e podem potencializar efeitos como sedação, tontura e até mesmo algum comprometimento cognitivo. Dessa forma, mesmo com uma dose de 100 mg de lamotrigina, houver a possibilidade de que o consumo de álcool, mesmo moderado, possa levar a esses efeitos aditivos.
Não existe um intervalo de tempo “oficial” ou validado para que o álcool seja consumido de forma totalmente segura após a ingestão da lamotrigina. Na prática, muitos profissionais recomendam que o paciente observe como se sente após a administração do medicamento antes de optar pelo consumo de álcool. Se o paciente não apresentar efeitos adversos (como sonolência ou tontura) e se a função cognitiva estiver preservada, o consumo moderado pode ser considerado – geralmente, evitar a ingestão imediata (nas primeiras horas) pode reduzir a chance de efeitos indesejados.
Portanto, uma abordagem prática é:
* Monitorar os efeitos logo após a ingestão da lamotrigina.
* Considerar a possibilidade de aguardar pelo menos 2 a 4 horas – embora esse intervalo não represente um consenso absoluto – para que eventuais efeitos agudos do medicamento se estabilizem.
* Em pacientes que já apresentam sensibilidade a sedativos, a cautela deve ser maior, sendo recomendada uma avaliação individualizada do risco.
Estou á disposição.
O álcool pode potencializar efeitos da lamotrigina, como sonolência, tontura e dificuldade de concentração, além de aumentar o risco de crises em pessoas com epilepsia ou interferir na estabilidade do humor em casos de transtorno bipolar. Como a lamotrigina permanece ativa no organismo por muitas horas, mesmo após tomadas, não há um intervalo totalmente seguro para consumir álcool. Beber moderadamente só deve ser feito com cautela e sempre após orientação médica.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 131 perguntas sobre Lamitor
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.