Tomo Lítio há mais de vinte anos, quero muito ter um filho.Ha fármacos que podem ser substituído dur

3 respostas
Tomo Lítio há mais de vinte anos, quero muito ter um filho.Ha fármacos que podem ser substituído durante a gravidez?Tem a mesma eficácia?Corro risco de ter crise durante a gestação?
Boa tarde. Existem outras medicações que podem ser usadas como estabilizadores de humor com segurança durante a gestação.
O ideal é conversar com seu médico psiquiatra sobre sua intenção de engravidar para que a mudança na medicação seja gradual e para evitar crises durante a gestação.
Sempre há risco de mudanças de humor por conta das mudanças hormonais durante e mesmo após a gestação.

A gestação não contra-indica de forma absoluta o uso do litio, porém existem outros medicamentos mais seguros e tão eficazes quanto o litio que podem ser usados durante a gestação.
O risco de crise durante a gestação e mesmo fora dela sempre existe.
O ideal é que você faça o planejamento e tenha a gestação quando você se sentir segura conversando sempre com o médico que a acompanha.
Olá, o uso de lítio e outros estabilizadores de humor implica maior necessidade de avaliação do bebê assim como reposição vitamínica individualizada.
Mas nunca deixe de realizar seu sonho de ser mãe por isso, podemos modificar seu tratamento sempre com cautela devido maior chance de crise se você muda-lo (e não devido à gravidez)
Espero ter ajudado