Tomo Losartana e agora comecei a tomar escitalopram, só que a minha pressão baixou muito e normal

3 respostas
Tomo Losartana e agora comecei a tomar escitalopram, só que a minha pressão baixou muito é normal?
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
A losartana é um anti-hipertensivo da classe dos antagonistas dos receptores de angiotensina II (ARA-II), amplamente utilizada para controle da pressão arterial. O escitalopram, por sua vez, é um antidepressivo inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS), indicado para tratamento de depressão e ansiedade. Em geral, o escitalopram não causa queda significativa da pressão arterial, mas em alguns pacientes, especialmente no início do tratamento ou em combinação com anti-hipertensivos, pode haver hipotensão leve a moderada, devido a efeitos centrais sobre o sistema nervoso autônomo. É possível que o início do escitalopram esteja potencializando o efeito da losartana, resultando em pressão mais baixa do que o habitual. Esse efeito tende a se estabilizar, mas precisa ser monitorado. Recomendo uma reavaliação clínica cuidadosa, com aferições regulares da pressão arterial. Agende uma consulta com seu psiquiatra ou, se preferir, posso acompanhá-lo(a) de forma personalizada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Queda da pressão arterial não é um dos efeitos adversos mais comuns ao uso de escitalopram, contudo pode ocorrer em alguns casos.
O escitalopram normalmente não causa queda importante da pressão arterial, mas em algumas pessoas pode dar tontura, sensação de fraqueza ou queda leve da pressão, principalmente nas primeiras semanas. Como você já usa losartana (anti-hipertensivo), a combinação pode potencializar esse efeito.

O ideal é medir a pressão regularmente, anotar os valores e observar sintomas como tontura, desmaio, visão turva ou palpitação. Se a pressão seguir muito baixa ou os sintomas forem fortes, procure seu médico para ajustar a dose ou rever o tratamento.

Não suspenda os remédios por conta própria. Podemos conversar em consulta para entender melhor seus níveis de pressão e encontrar o ajuste mais seguro.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2438 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.