Tomo Metrexato, porém tenho que fazer ressonância magnética com contraste, existe alguma contra indicação?

2 respostas
Tomo Metrexato, porém tenho que fazer ressonância magnética com contraste, existe alguma contra indicação?
Dr. Davi Bulcão
Reumatologista, Médico acupunturista
Fortaleza
Olá! Se a sua função renal estiver normal e não houver outras condições associadas, o metotrexato não impede a realização de uma ressonância magnética com contraste. No entanto, nunca deixe de compartilhar seu histórico médico e o uso de medicamentos com a equipe responsável pelo exame para garantir total segurança.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Flávia Gava Bastos
Reumatologista, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Em geral, o metotrexato não é uma contraindicação direta para o uso de contraste na ressonância magnética. O contraste mais comum utilizado em ressonância magnética é à base de gadolínio, e ele costuma ser seguro para a maioria das pessoas.

Porém, existem algumas situações que precisam de cuidado:

Função renal: Se você tiver alguma alteração na função dos rins, o contraste pode aumentar o risco de uma reação chamada fibrose sistêmica nefrogênica (raríssima, mas séria). O metotrexato pode afetar os rins em doses altas ou em uso prolongado, então é importante que seu médico avalie sua função renal antes do exame.

Reações alérgicas: São raras, mas podem ocorrer. Informe ao médico e à equipe do exame se já teve alguma reação a contraste antes.

Minha recomendação é sempre informar seu médico e o radiologista sobre o uso do metotrexato e quaisquer outras medicações, além de fazer exames para avaliar seus rins antes do contraste.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 290 perguntas sobre Metotrexato
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.