Tomo Paroxetina há 1 ano e meu apetite aumentou e engordei. Peço a meu médico pra mudar ou todos aumentam

9 respostas
Tomo Paroxetina há 1 ano e meu apetite aumentou e engordei. Peço a meu médico pra mudar ou todos aumentam o apetite?
Olá. A paroxetina é um antidepressivo comumente associado a ganho de peso sim. Existem opções que dão menos ou não dão ganho de peso. Peço que discuta com seu psiquiatra como vc se sente em relação a seu peso para que a melhor opção seja tomada!

Olá. Há alguns medicamentos desta classe que não levam ao ganho de peso. Entretanto, a escolha do medicamento mais indicado leva em conta os sintomas apresentados à consulta, além de questões próprias de cada um. Você pode conversar com seu médico e verificar se é possível trocar por um outro, desde que te proporcione os efeitos desejados. Lembrando que, quase sempre, haverá o aparecimento de algum efeito colateral. Além disso é importante você tratar suas questões através de um acompanhamento psicoterápico, à sua escolha. Medicamentos como a paroxetina, segundo pesquisas, têm um melhor efeito quando acompanhados de psicoterapias que promovem uma elaboração daquilo que se queixa
Boa tarde. Alguns antidepressivos tem mesmo esse efeito colateral, é possível conversar com seu médico para ver se existem outras opções melhores e que sejam adequadas ao seu caso. Porém, há que se considerar também que a falta de apetite pode ser um dos sintomas da depressão, e que com a melhora do quadro depressivo, seu apetite voltou ao normal e isso pode também justificar o ganho de peso. É importante avaliar se tem tido hábitos saudáveis e como estão suas escolhas alimentares, para que esse apetite normal não tenha um ganho excessivo como consequência, e se de repente esse não é um novo sintoma
Como as colegas colocaram, um acompanhamento psicológico é essencial para que você tenha um tratamento mais completo e melhores resultados. Boa sorte!
Olá,
Tem uma coisa que vejo como muito significativo. Se vc está tomando a medicação por mais de um ano, significa que se adaptou. Porém teve ganho de peso o que é comum acontecer em alguns pacientes. Mas se vc está se dando bem, antes de trocar, consulte um nutricionista, se já não o fez. Talvez a mudança de hábitos alimentares possa resolver essa questão já que emocionalmente falando está dando certo. Caso contrário, tente trocar.
Boa sorte.
A fluoxetina tem efeitos terapêuticos similares a paroxetina e não causa aumento de peso.
Olá! O ganho de peso é uma reação comum deste medicamento, mas caso esteja te desagradando você pode conversar com seu psiquiatra sobre as possibilidades que não apresentem tal fator insatisfatório e se encaixem no seu diagnóstico.

Mas é muito importante que juntamente ao acompanhamento psiquiátrico você faça um acompanhamento psicológico, para assim gerenciar a sua condição de forma mais ampla de forma que, mesmo que o medicamento mais indicado tenha como efeito colateral o aumento de peso, você possa administrar isso através de seus hábitos de forma mais saudável.

Espero ter ajudado

Estou à disposição!
Entendo que o ganho de peso, está lhe causando sofrimento, esse princípio ativo pode levar a esse incômodo, converse com seu Psiquiatra e veja da possibilidade de trocar seu medicamento.
Os exercícios ao ar livre, no sol da manhã ou da tarde, ajudam no tratamento contra a depressão e a perda de peso.
Lembre-se que só o remédio não basta, você precisa fazer sua parte, sugiro que siga seu tratamento, mas faça também Psicoterapia, um não anula o outro.
Espero que tenha lhe ajudado, estou a disposição.
Abraço
Vera Pelizzari
Como já comentado, há outras opções medicamentosas que não acarretam esse efeito colateral. Mas você também pode manejar esses efeitos adversos de modo eficaz com métodos não medicamentosos, tais como a psicoterapia Cognitivo-comportamental e hipnoterapia.
Nem todos os antidepressivos causam ganho de peso, alguns fazem até o inverso. Converse com seu psiquiatra para q ele possa avaliar uma outra medicação que se adeque melhor a sua patologia. E busque uma terapia para lhe auxiliar tbm.