Tontura, sensação de tudo rodando e cabeça flutuando. Oq pode ser?
Tontura, sensação de tudo rodando e cabeça flutuando. Oq pode ser?
3 respostas
Os tipos de tontura variam muito e é necessário mais detalhes para diferenciar-los. Mas, falando da ``sensação de tudo rodando``, o mais comum é a Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB, mais conhecida por ``labirintite``). Se trata de uma condição benigna relacionada ao posicionamento da cabeça. Porém o exame físico pelo médico é necessário para chegar no diagnóstico. Dr. Thales Gonçalves CRM 65881
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Tontura é um termo amplo e pode significar coisas diferentes. Quando a pessoa descreve “sensação de tudo rodando”, isso costuma corresponder ao que chamamos de vertigem, que geralmente está relacionada ao sistema do equilíbrio (especialmente o ouvido interno). Já a sensação de “cabeça flutuando”, “leveza” ou “instabilidade” pode ocorrer em situações como queda de pressão, desidratação, jejum/hipoglicemia, anemia, ansiedade, alterações do sono, uso de álcool ou alguns medicamentos, entre outras causas. Em termos gerais, episódios de vertigem podem acontecer em quadros comuns e benignos, como a vertigem posicional (crises breves ao virar na cama, levantar ou olhar para cima), inflamações do labirinto/vestibular (às vezes após virose), ou enxaqueca vestibular (tontura associada a dor de cabeça, sensibilidade à luz, náuseas). Porém, tontura também pode aparecer em problemas circulatórios, metabólicos ou, mais raramente, neurológicos, por isso a avaliação clínica é importante quando os sintomas persistem ou se repetem. Alguns sinais de alerta que justificam procurar atendimento imediato são: fraqueza ou dormência em um lado do corpo, dificuldade para falar, assimetria facial, perda súbita importante de visão, dor de cabeça muito intensa e diferente do habitual, desmaio, dor no peito, falta de ar importante, confusão mental, dificuldade para andar de forma súbita, ou vertigem contínua intensa com vômitos incoercíveis e incapacidade de se manter em pé. Se não houver sinais de urgência, é recomendável buscar avaliação médica (clínico geral, otorrinolaringologista ou neurologista, conforme o caso) especialmente se: as crises forem frequentes, durarem horas ou dias, vierem com perda auditiva/zumbido, houver infecção de ouvido recente, uso de novos medicamentos, ou se a tontura estiver atrapalhando as atividades. Na consulta, a descrição do padrão (duração, gatilhos como mudança de posição, presença de náuseas, zumbido, dor de cabeça, palpitações) costuma direcionar a investigação de forma segura.
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.

