Tontura - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - tontura

Encontre um especialista na sua cidade:
Simone Mayra Fernandes

Simone Mayra Fernandes

Neurologista

Catanduva

Ana Lucia de Oliveira Zanoni Costa

Ana Lucia de Oliveira Zanoni Costa

Médico acupunturista, Otorrino

Barueri

Vitor Ramos Ribeiro de Oliveira

Vitor Ramos Ribeiro de Oliveira

Otorrino

Belo Horizonte

Liliane Queiroz De Lira

Liliane Queiroz De Lira

Otorrino

Mossoró

caio matias

caio matias

Neurologista

Brejo Santo

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas sobre Tontura

Nossos especialistas responderam a 87 perguntas sobre Tontura

Olá
É muito provável que esteja com algum tipo de Labirintopatia.
Att
Dr Edmundo
1 respostas


Olá, tudo bem e você?

Primeiramente, é importante entender que tontura é um dos sintomas mais inespecíficos da neurologia. Isto é, várias condições e situações podem levar a um quadro…
1 respostas


Deve-se procurar um otorrino que possa avaliar a possibilidade de ser uma doença chamada VPPB ("doença dos cristais soltos" no labirinto) cujo tratamento é realizado com manobras especificas…
2 respostas

Especialistas falam sobre Tontura

Tontura pode ter diversas explicações como problemas de labirinto, cerebelar (região dentro do crânio), neuropatias periféricas de pernas e variações de pressão arterial. Só um especialista para descobrir a real causa.

Luis Belini

Neurologista

Campinas

Agendar uma visita

A tontura é uma queixa muito presente na nossa população. Sabemos que a principal causa para essas crises agudas é a vertigem postural paroxística benigna (VPPB), doença causada pelos famosos "cristais soltos nos canais do labirinto", devendo ser diagnosticada por médico experiente através de manobras e tratado da mesma forma, pelas manobras específicas para o canal acometido.

O que é reabilitação vestibular? A reabilitação vestibular consiste em manobras específicas e exercícios com o propósito de aliviar os sintomas de tontura e desequilíbrio corporal. Os exercícios são realizados repetidamente com o intuito de promover a recuperação fisiológica do equilíbrio corporal e pode ser realizado por um fisioterapeuta.

Carina Bezerra Rocha

Fisioterapeuta

São Paulo


A tontura é um sintoma que afeta mais de 5 milhões de pessoas todos os anos no Brasil. Trata-se de uma alucinação de movimento, o paciente percebe movimentos do próprio corpo ou de objetos ao redor que na verdade não existem. O mais comum é a vertigem, quando se vê tudo girando. Dentre as principais causas estão as doenças do labirinto, popularmente chamadas de "labirintites". Destas, as mais comuns são a VPPB, Sd. Meniére, Neurite Vestibular, Labirintite bacteriana..etc. O tratamento muda a depender do tipo e não inclui apenas medicações, mas também alimentação, exercícios, equilíbrio emocional. Veja no meu Youtube detalhes sobre cada um destes.

José Netto De Lima Neves

Otorrino

Serra Talhada


Tontura, que exame fazer? Uma das opções de exame para investigação de tontura é o vHIT (vídeo Head Impulse Test, ou Teste do Impulso Cefálico por Vídeo). É um exame otoneurológico complementar que avalia a função labiríntica vestibular. Diferente de outros exames labirínticos, o vHIT é muito mais fidedigno, completo, rápido e pode ser realizado mesmo durante a crise de tontura, pois não provoca vertigem. De forma resumida, o exame consiste em realizar movimentos curtos e rápidos na cabeça do paciente, enquanto lentes computadorizadas medem as acelerações ocular e cefálica. O exame é simples e bem tolerado, podendo ser realizado durante a consulta.

Lucia Joffily

Medico do sono, Otorrino

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Vertigem / Tontura / Zumbido são queixas frequentes na prática do consultório e muito pacientes praticam auto-medicação sem entender que pode estar perante um problema grave. Várias são as causas de vertigem, desde doenças arteriais cerebrais (presságio de um AVC ou derrame), como doenças de impacto da articulação temporo-mandibular (ATM) além de doenças degenerativas osteo-musculares da coluna cervical. Dessa forma, uma avaliação especializada é crucial para elucidar a etiologia do sintoma e o tratamento adequado para o mesmo.

Daniel Callegari Pereira

Neurocirurgião, Neurologista

Vila Velha


Muitas doenças se manifestam com sensação de tontura ou vertigem, desde episódios momentâneos de pressão baixa e hipoglicemia, até quadros mais importantes, como AVC e epilepsia. Tontura é uma sensação subjetiva de fraqueza, que pode ocorrer devido a problemas cardíacos, anemia, baixa glicemia, etc. É um sintoma mais inespecífico e várias entidades podem ser relacionadas. Nas vertigens é fundamental que o médico procure fazer o diagnóstico mais preciso possível, já que cada doença terá uma evolução e um tipo específico de tratamento. A forma da vertigem, frequência e possíveis sintomas associados, são fundamentais para elucidar o caso.

Tontura é um termo geral para designar uma perturbação do equilíbrio. Se carateriza pela ilusão de movimento ou desequilíbrio. Pode ocorrer por alterações do labirinto (região no ouvido interno) ou fora dele (outras partes do corpo).

Guilherme Dias Rocha

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro


Tontura é um termo usado para descrever uma gama de sensações, como sentir-se fraco, tonto, fraco ou instável. A tontura que cria a falsa sensação de que você ou seus arredores estão girando ou se movimentando é chamada de vertigem. A tontura é uma das razões mais comuns pelas quais os adultos visitam seus médicos. Freqüentes tonturas ou constantes tonturas podem afetar significativamente sua vida. Mas tontura raramente sinaliza uma condição de risco de vida. O tratamento da tontura depende da causa e dos seus sintomas. Geralmente é eficaz, mas o problema pode recorrer.

João Pedro Tedesco Garcia

Otorrino

Porto Alegre


A Tontura é a segunda maior queixa de pacientes, ficando atrás apenas da dor, e tem um potencial de limitação elevadíssimo comprometendo o trabalho e a própria vida social e familiar. Apresenta diversas causas que podem ser diretamente relacionadas ao labirinto, ou mesmo não diretamente relacionadas; como enxaqueca, tumores, afecções do sistema nervoso central ou causas metabólicas entre outras. Cabe ao otorrinolaringologista descobrir a causa da tontura, mesmo que não relacionada ao labirinto, e adotar a conduta adequada caso a caso, permitindo um tratamento eficaz e melhorando a vida do paciente.

É a sensação de ver o ambiente rodando, com sensação de flutuar ou de desequilíbrio. Pode ser causada por uma série de fatores, desde alterações metabólicas, hormonais, e principalmente alterações no labirinto do ouvido. Para o correto diagnóstico e tratamento adequado, é necessária a avaliação pelo médico otorrinolaringologista. Poderá ser necessária a realização de testes complementares para elucidar a causa da tontura, e ser realizada a intervenção médica.

Quais profissionais tratam Tontura?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.