Transtorno de personalidade paranoide é genético? Quem tem parente com esquizofrenia (tia) tem mais

16 respostas
Transtorno de personalidade paranoide é genético? Quem tem parente com esquizofrenia (tia) tem mais chance de ser paranoide?
Sim, estudos apontam que pessoas com familiares com transtornos psicológicos têm maiores chances de também desenvolver algum transtorno, mas esse não é um fator determinante, pois a partir da visão psicanalítica, por exemplo, o transtorno paranóide faz parte de um estrutura psíquica que se enquadra dentro da psicose e essa forma de estruturação diz do modo como o sujeito conseguiu estar no mundo a partir das questões inconscientes que o constituem, ou seja, não é algo contagioso ou adquirido!

É compreensível que você esteja preocupado com a possibilidade de transtornos mentais como o transtorno de personalidade paranoide estarem relacionados à genética, especialmente considerando a história familiar de esquizofrenia de sua tia. No entanto, é importante entender que a relação entre a genética e os transtornos mentais é complexa e multifacetada.

Embora haja evidências de que a genética desempenhe um papel importante na predisposição para certos transtornos mentais, como esquizofrenia, não podemos afirmar categoricamente que o transtorno de personalidade paranoide seja completamente determinado pela genética. Os transtornos mentais são influenciados por uma combinação de fatores genéticos, ambientais e psicossociais.

Ter um parente com esquizofrenia não necessariamente significa que você terá um transtorno de personalidade paranoide. No entanto, pode haver uma predisposição genética para a vulnerabilidade a certos tipos de problemas de saúde mental. É importante reconhecer que a genética não é o único fator a considerar; experiências de vida, traumas, relações interpessoais e outros fatores ambientais desempenham um papel significativo no desenvolvimento dos transtornos mentais.

A psicanálise pode ajudá-lo a explorar essas questões de uma maneira mais profunda, fornecendo um espaço seguro e acolhedor para examinar suas preocupações e experiências. Ao longo do processo terapêutico, podemos investigar não apenas os aspectos genéticos, mas também os fatores ambientais e psicossociais que podem estar contribuindo para suas preocupações. Trabalharemos juntos para entender melhor suas preocupações e desenvolver estratégias para enfrentá-las de maneira eficaz.

É importante lembrar que a psicanálise não busca apenas tratar sintomas, mas também promover o autoconhecimento, a compreensão e o crescimento pessoal. Estou aqui para apoiá-lo em sua jornada e ajudá-lo a encontrar maneiras de lidar com suas preocupações e desafios de maneira construtiva e significativa.
Qualquer dúvida estou à disposição. Grande abraço!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise
Olá. O transtorno de personalidade paranoide não é exclusivamente genético, mas há evidências de que fatores genéticos podem desempenhar um papel na sua manifestação. No entanto, ter um parente com esquizofrenia não necessariamente aumenta as chances de alguém desenvolver a doença. O desenvolvimento de transtornos mentais é influenciado por uma combinação complexa de fatores genéticos, biológicos e ambientais. Se este fato é preocupante para você, sugiro que procure um profissional da saúde para tirar dúvidas e ter melhores esclarecimentos. Sempre à disposição.
Olá!
O transtorno de personalidade paranoide tem sido associado a fatores genéticos, mas também pode ser influenciado por uma combinação de fatores genéticos e ambientais.

Ter um parente com esquizofrenia pode aumentar ligeiramente o risco de desenvolver transtorno de personalidade paranoide, mas não é uma garantia. É importante lembrar que a presença de um histórico familiar de doenças mentais não determina o desenvolvimento de um transtorno específico, e outros fatores, como experiências de vida e ambiente, também desempenham um papel significativo. Se você estiver preocupado com sua saúde mental ou a de um ente querido, é aconselhável buscar orientação de um profissional de saúde mental qualificado, sugiro a visita a um neurologista ou Psiquiatra para realizar exames e afastar possíveis causas físicas, após isso pode ser adequado iniciar a Psicoterapia em conjunto
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Olá! Existe uma diferença entre um transtorno de personalidade, como o paranoide e um transtorno como a esquizofrenia. Embora haja predisposição genética, não estão interligados pelos mesmos genes.

Importante também lembrar que uma predisposição genética não é o único fator causal para um transtorno de personalidade. Existe uma relação funcional com o ambiente no qual se está inserido e ele desempenha um papel importante na manutenção e aquisição dos sintomas.
A transmissão genética não está comprovada, exceto por estatísticas. É provável que nas famílias onde predominam essas características a ligação se dê por outras formas, pois as pessoas influenciam umas às outras de forma simbólica, pessoal e até mesmo inconsciente.
Olá, espero que esteja bem e que fique bem.
O Transtorno de Personalidade Paranoide é complexo, com possíveis influências genéticas, mas não é completamente determinado por elas.
Teorias sobre sua origem incluem fatores genéticos, ambientais e sociais. Embora haja uma predisposição genética para o TPP, o ambiente e as experiências de vida também desempenham um papel significativo. Ter um parente com esquizofrenia não aumenta necessariamente a probabilidade de desenvolver TPP, pois são condições distintas. Embora haja uma sobreposição de sintomas, o desenvolvimento de qualquer transtorno mental é influenciado por uma combinação complexa de fatores genéticos, biológicos, ambientais e sociais.
Espero ter ajudado e caso precise conversar sobre esse e outros assuntos fico a disposição.
Abraços
O transtorno paranoide,assim como qualquer outro transtorno, embora não seja fechado o diagnostico na infância por se tratar de uma fase de intenso desenvolvimento, é possível observar características dos sintomas ainda na infância . Vale ressaltar que o transtorno paranoide e a esquizofenia são adoecimentos mentais diferentes e o portanto o tratamento é diferente. Há diversas teorias que falam sobre o assunto, mas não é totalmente conclusivo se há influencias genéticas ou não. O que se sabe é que é resultado das construções mentais que o sujeito constrói a partir da interpretação de sua história de vida em sua relação com o outro. É importante ser investigado em um processo terapêutico tanto com psicólogo quanto com psiquiatra e buscar o melhor tratamento
O transtorno de personalidade paranoide (TPP) é influenciado por uma interação complexa de fatores genéticos e ambientais. Embora exista uma predisposição genética para transtornos de personalidade em geral, incluindo o TPP, o papel exato dos genes no desenvolvimento desse transtorno ainda não é totalmente compreendido. Ter um parente com esquizofrenia pode aumentar ligeiramente o risco de desenvolver TPP, devido à sobreposição genética entre os dois transtornos, mas o desenvolvimento do TPP também é moldado por experiências de vida individuais e pelo ambiente familiar. Cada pessoa é única e o desenvolvimento de transtornos de personalidade é multifacetado, exigindo uma avaliação individualizada e tratamento por profissionais de saúde mental.
Sim há estudos que referem ser genéticos, porem não seria u fator determinante, isso não significa que se sua tia tem vc necessariamente irá tb ter a mesma coisa, precisaria ser avaliado com mais profundidade com terapia talvez!
se vc esta com medo a respeito ou esteja tendo sintomas procure ajuda profissional, quanto antes descobrimos o que temos mais possibilidade de nos permitir uma melhor qualidade de vida com os cuidados adequados!
não tenha medo de buscar a si mesmo! fico a disposição!
terapia on line! contatos em minha pagina.
:)
Ola! Não há comprovação científica fechada. Embora alguns estudos apontem para esta relação genética, eu acredito em uma série de outros fatores que influenciam, em conjunto com a genética. O importante é você perceber como está desenvolvendo a sua vida, como estão as suas relações interpessoais, o seu comportamento em relação aos seus objetivos de vida; e se algo lhe incomoda, lhe traz algum tipo de sofrimento, procure ajuda. O autoconhecimento é a chave para uma vida plena, e isto vale para todos. Espero ter ajudado.
Olá!
É possível que exista interferência genética nos trantornos psiquiátricos, mas ainda assim não é uma causa determinante. Em outras palavras, não é porquê um familiar foi diagnosticado com um transtorno psiquiátrico que você também será, pois assim como mencionado pelos colegas acima, os transtornos tratam-se de causas genéticas, ambientais e sociais. Se você têm interesse em sanar tais dúvidas, sugiro que busque por acompanhamento psiquiátrico e psicológico.
Fico à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 70
Olá. Existe influencia genética de acordo com a literatura mais recente, porém isso sozinho não determina que o individuo vá desenvolver um quadro clinico do transtorno. Fatores como o ambiente em que vive, relações familiares e amorosas, uso de drogas e situações traumáticas vão influenciar em apresentar ou não a manifestação do transtorno.
Olá! Os transtornos de personalidade possuem marcadores biológicos e ambientais, porém nem todos estes marcadores podem ser hereditários.

Ainda que alguns estudos apontem para um aumento da probabilidade do desenvolvimento do transtorno paranóide (TP) se houverem familiares próximos diagnosticados com esquizofrenia, transtorno esquisotípico (TPE) ou transtorno delirante, nem sempre a hereditariedade será fator predeterminante.

O contexto ou a situação ambiental vivida pelo paciente pode fazer surgir o transtorno. Caso esteja com sintomas que têm lhe causado maior prejuízo na vida social. Procure a ajuda de um profissional especializado.
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento a pacientes com: ansiedade,depressão, fobias e traumas psicológicos - R$ 100
Boa noite,
Respondendo a sua pergunta: esquizofrenia é genético. Transtorno de Personalidade, não
Olá! A causa exata do desenvolvimento do transtorno de personalidade paranoide ainda não é totalmente conhecida, mas existe a possibilidade de ser uma combinação de fatores biológicos, ambientais e também genéticos. Esse transtorno pode ocorrer com maior frequência em famílias com hitórico de transtornos mentais. Mas a genética é apenas uma parte da equação, uma possibilidade, e isso quer dizer que não necessariamente alguém que tem um histórico de transtornos mentais na família, incluindo o de personalidade paranoide, vai desenvolver um também.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!