Tratamento conservador para ruptura total do tendão de Aquiles: qual a eficácia? Vale a pena?

2 respostas
Tratamento conservador para ruptura total do tendão de Aquiles: qual a eficácia? Vale a pena?
Bom dia. A resposta para isso é muito complexa, pois depende da seleção do paciente, dos riscos associados, e da expectativa do resultado. Para o paciente correto, a técnica não cirurgica tem bons resultados. Sugiro agendar consulta para maiores esclarecimentos.

A decisão entre o tratamento conservador e cirúrgico cabe ao paciente e ao seu médico. Existem Riscos nos dois tratamentos.

Principais Riscos do tto conservador: Chances de Re-ruptura são maiores, os artigos mostram de 10 a 30% de chances. A reabilitação é bem mais lenta.
Principais Riscos do tto cirurgico: Chances de Re-ruptura aprox. 3%. Riscos de infecções de pele ou deiscência de sutura, perda da sensibilidade local.

Nos dias de Hoje tendemos a operar, os pacientes se recuperam muito mais rápido, e já possuimos técnicas que permitem uma abordagem cirúrgica mais eficiente e menos invasivas.