Tratamento de canal resolve sensibilidade em dente restaurado ?

3 respostas
Tratamento de canal resolve sensibilidade em dente restaurado ?
Sim, resolve. Porém precisa ser visto se realmente você vai precisar de canal.. as vezes o problema pode ser apenas na restauração.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Thiago Moura
Especialista em biomedicina, Dentista
Ribeirão Preto
Depende do diagnóstico, talvez o tratamento possa ser corrigir algo na restauração, aplicar algum produto tópico, como flúor ou até resinas.
Depende da causa da sensibilidade.

Se o dente foi restaurado recentemente e está sensível ao frio, calor ou ao morder, pode ser que a polpa (nervo) ainda esteja viva, apenas reagindo ao procedimento — o que é comum e tende a melhorar com o tempo.

No entanto, quando a sensibilidade persiste por semanas, piora com o tempo ou se transforma em dor espontânea (sem estímulo), isso pode indicar que a polpa foi danificada de forma irreversível — mesmo sem cárie profunda — e aí sim o tratamento de canal pode ser necessário e eficaz para eliminar a dor.

Em resumo:
– Sensibilidade leve e passageira: geralmente não precisa de canal.
– Sensibilidade intensa, duradoura ou acompanhada de dor: pode indicar necessidade de tratamento de canal, e neste caso ele resolve sim o problema.

Se você estiver em dúvida, é importante fazer avaliação com testes de sensibilidade e imagem radiográfica, como a Dra. Ariane costuma fazer com auxílio de tecnologias de precisão, como o microscópio clínico e localizador apical. Isso garante um diagnóstico mais preciso e evita tratamentos desnecessários. Deseja ajuda para marcar uma avaliação?

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.