Tratamento para dislexia/distraxia de desenvolvimento da linguagem adquirida devido a infecção por

6 respostas
Tratamento para dislexia/distraxia de desenvolvimento da linguagem adquirida devido a infecção por HIV-1. Está muito difícil encontrar profissional especializado nisso. Sei que o tratamento precisa ser multidisciplinar, mas por ser urgente, por onde posso começar!? Vem piorando aceleradamente...
Justamente, como ja respondido, uma intervenção poderá ajudar no quadro citado. Lembre-se, as melhores intervenções são as iniciadas logo no início.
Abraço,
Marlene Galdino.

Tendo o diagnóstico inicia-se o tratamento de psicopedagógico clínico para desenvolver novas habilidades que ajudem a superar as dificuldades apresentadas, um programa de reabilitação com orientação familiar e da escola. O atendimento tem de ser individual, considerando que cada caso tem suas particularidades e deve atender as queixas apresentadas por aquele paciente em questão.
É importante que o profissional acompanhe o paciente no ambiente escolar, familiar e em suas questões emocionais.
Uma avaliação Neuropsicologia pode ajudar a identificar as principais dificuldades e as habilidades que podem ter um investimento maior em busca de melhores resultados em seu desenvolvimento.
Partindo do ponto que você já passou por um médico/a e verificou que esses efeitos são de causa orgânica, uma equipe multidisciplinar poderá trazer uma melhora. Para dispraxia é interessante um acompanhamento fisioterápico, uma vez que lhe ajudará a restabelecer seu contato com o corpo. Para dislexia, um bom fonoaudiólogo/a poderá também lhe ajudar.

Independentemente disso, uma escuta psicanalítica desse seu caso pode também lhe dar forças para continuar com o tratamento, que provavelmente lhe exigirá muito esforço e dedicação.
Não deixe de buscar ajuda o quanto antes.
Do ponto de vista psicológico, é fundamental desenvolver o equilíbrio emocional do paciente para que ele tenha empenho no enfrentamento do tratamento
Procure por um Neurologista, logo apos fará uma avaliação neuropsicológica para investigar se realmente você está com questões de ordem fonêmica, linguagem verbal e não verbal afetada, dislexia, disartria, distraxia ou TDAH. A neuropsicologia auxilia para uma reabilitação junto com a fonoaudiologia e mais profissionais multidisciplinares. Processo psicoterapêutico o ajudará no processo da ansiedade e auto-estima.
Abraços
Comece com um fonoaudiólogo. O profissional que é habilitado a tratar dislexias são os fonoaudiólogos.
Eles ensinam técnicas em que você adquire vários tipos de linguagem adaptativas ao nosso meio.
A distraxia também pode ser abordado pelo fonoaudiólogo. Este sintoma é progressivo SIM, mas tratável.
Esse problema sofre muito estigma social estando indicado um acompanhamento psicológico ou psicanalista.
O acompanhamento neuropsicológico permite um acompanhamento e avaliações de respostas dos tratamentos indicados.
O tratamento é multidisciplinar mesmo!

Um ponto muito importante é que tais alterações podem advir de um atraso de desenvolvimento psicomotor.

É necessário também que se afaste o " atraso na fala"

Se for criança procure também um Neuropediatra. Essas crianças têm TDAH e outras mesmo sem esse diagnóstico o uso dos medicamentos para TDAH auxiliam o aprendizado.
Se adulto, procure um neurologista!

Espero ter ajudado!