Troca de laboratório pode causar recaída no tratamento para TAG?

3 respostas
Troca de laboratório pode causar recaída no tratamento para TAG?
Olá!
Sim, a troca do laboratório que fabrica a medicação, principalmente entre medicamentos similares, pode causar variação na eficácia do tratamento e no nível de efeitos colaterais. A Anvisa exige que os fabricantes de medicamentos genéricos e similares apresentem duas provas de segurança: os testes de equivalência farmacêutica (que dizem respeito às propriedades fisicoquímicas do medicamento) e o teste de bioequivalência (que analisa as concentrações do fármaco no organismo humano). É permitido uma variação de cerca de 20% para mais ou para menos nesses testes. Portanto, entre dois laboratórios diferentes pode haver uma diferença significativa e que possa impactar no tratamento. Assim sendo, o ideal é manter, sempre que possível, o mesmo laboratório do medicamento psiquiátrico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
Pelo que entendi você gostaria de saber se a mudança do laboratório da medicação pode interferir no tratamento, correto?
Na prática clínica é possível observar que em alguns casos isso ocorre, seja em relação a diminuição do controle de sintomas e também aparecimento de efeitos colaterais, no entanto, isto não é uma regra e depende de cada organismo!O ideal é não trocar o laboratório, quando existe essa possibilidade.
Trocar de laboratório, por si só, geralmente não causa recaída no tratamento do TAG (transtorno de ansiedade generalizada), mas pode afetar sim a resposta ao medicamento em alguns casos.

Isso acontece porque, mesmo que o princípio ativo seja o mesmo, os genéricos ou similares de diferentes laboratórios podem variar em composição de excipientes, absorção e biodisponibilidade. Algumas pessoas mais sensíveis percebem diferença quando trocam.

Se você sentir piora nos sintomas após trocar o remédio de laboratório, vale conversar com o médico. Às vezes, é melhor manter um mesmo fabricante quando o tratamento está indo bem.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.