Trocar alprazolam por zolpidem para melhorar minha perda de memória recente é boa opção?

3 respostas
Trocar alprazolam por zolpidem para melhorar minha perda de memória recente é boa opção?
Seria interessante fazer uma avaliação a respeito das causas de seu prejuízo cognitivo mnestico (memória recente) e com base, em dados objetivos, traçar um plano para melhora de tal prejuízo . Ajudo em algo mais? Abraços

Talvez sim, mas não há como responder sem sabermos todas as informações sobre o seu caso.
Alprazolam realmente deve ser suspenso ou substituído quando provoca problemas de memória.
Confie no seu médico e siga as recomendações que ele te passar, pois ele é a pessoa que mais conhece o seu caso.
Atenciosamente.
O alprazolam faz parte do grupo dos benzodiazepínicos (BZD) e o zolpidem faz parte do grupo das "drogas Z". Apesar de serem moléculas diferentes, seu mecanismo de ação é o mesm - a potencialização do efeito de uma substância química inibidora, no cérebro, chamada de ácido gama-aminobutírico (GABA). Um dos efeitos colaterais mais problemáticos destas drogas é o comprometimento da memória. Este comprometimento ocorre na forme de problemas de memória anterógrada - ou seja, a pessoa se esquece de coisas que fez, ouviu ou viu logo após ingerir a droga, mas também de dificuldades na memória recente, EM LONGO PRAZO. Os estudos sugerem que pessoas que usam estas medicações por períodos longos podem desenvolver problemas de memória que podem em parte permanecer mesmo após pararem de usar as medicações. O consenso atual é que, de modo geral, estas medicações devem ser usadas por prazos de apenas duas semanas para insônia e seis para ansiedade. Outras opções devem ser usadas em longo prazo.