um adolescente de 15 anos que tem suspeitas de borderline pode possivelmente receber diagnóstico com

21 respostas
um adolescente de 15 anos que tem suspeitas de borderline pode possivelmente receber diagnóstico com essa idade ou só quando adulto?
Olá! Os transtorno de personalidade (entre eles o Borderline) são diagnosticados de fato a partir do início da vida adulta. Isso porque, a Psiquiatria entende que é nessa fase que a personalidade se consolida verdadeiramente.
Contudo, alguns traços desses transtornos já podem ser percebidos na adolescência. Nesse caso, quando a pessoa está em tratamento, tanto o psiquiatra, quanto o psicólogo já podem entrar com intervenções específicas e ir realizando uma análise cuidadosa para verificar se a hipótese diagnóstica do transtorno se confirma na vida adulta do paciente.

O diagnóstico de transtorno de personalidade borderline (TPB) geralmente não é feito de forma definitiva em adolescentes, pois os padrões de comportamento e a personalidade ainda estão em desenvolvimento nessa fase da vida. No entanto, em alguns casos, profissionais de saúde mental podem identificar padrões de comportamento que levantam suspeitas sobre a possibilidade de um transtorno de personalidade. É fundamental que os pais ou responsáveis busquem a orientação de um profissional de saúde mental qualificado para avaliar a situação e determinar a melhor abordagem para o adolescente em questão. O diagnóstico e o tratamento devem ser feitos por profissionais treinados, levando em consideração a complexidade do quadro clínico e os aspectos individuais do paciente.
Olá! Boderline esta nos diagnósticos adultos, já que a personalidade desenvolve-se ate o final da adolescência. O bom de iniciar psicoterapia na infância e adolescência é que a maioria dos jovens não chega a desenvolver um transtorno grave. Ainda da para trabalhar a base da personalidade. Ao contrario de adultos que já sofrem com as consequências das estruturas mentais e emocionais formadas. Atendendo crianças e adolescentes temos hipóteses de diagnósticos, trabalha-se muito em diminuir somatizações e ressignificar o eu interior, auto estima, fortalecimento emocional. Espero ter ajudado. Abc
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 350
Boa noite !! Muito precoce para fechar diagnóstico Sugiro que faça acompanhamento psicológico e com psiquiatra. considerando apenas “Hiipotese diagnosticada. Acs
Embora o DSM-5 não estabeleça uma idade mínima para o diagnóstico do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), diagnosticar adolescentes com TPB pode ser desafiador, considerando as mudanças normativas durante o desenvolvimento. A avaliação cuidadosa é essencial, já que muitos comportamentos associados ao TPB podem ser normais no desenvolvimento adolescente.

Devido à complexidade do diagnóstico em adolescentes e à possibilidade de sobreposição de características normais, é recomendável abordar essas questões com cautela. É interessante considerar uma reavaliação psicológica na fase adulta para confirmar ou ajustar o diagnóstico, levando em conta o desenvolvimento evolutivo e a maturação da personalidade.
Estou disponível para oferecer apoio contínuo e esclarecer dúvidas ao longo desse processo.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 207
Olá, espero que fique bem.
O transtorno de personalidade ele caracteristico em adultos, e jovens a partir de 18 anos logicamente que pode ocorrer excecões mas antes de ter um diagnostico assim e melhor procurar um profissional para acompanhar por o transtorno pode ser confundindo devido aos sintomas e importante acompanhar.
Fique bem.
Transtornos de personalidade embora ja nasçam com a pessoa só podem ser confirmados na vida adulta, pois o adolescente ainda esta em formação. Porém o início da adolescência é o momento em que pode despontar mais sintomas psicológicos, porém não é tão simples assim obter o diagnóstico de Border até porque ha outros traanstornos com sintomatologia semelhante que pode ser confundido principalmente em um diagnóstico precoce, e pior, gerando rótulos e preconceitos.
O diagnóstico de transtorno de personalidade borderline (TPB) em adolescentes pode ser um desafio, mas é possível. Tradicionalmente, os transtornos de personalidade eram geralmente diagnosticados em adultos, pois os padrões de comportamento que caracterizam esses transtornos geralmente se tornam mais estáveis ao longo do tempo.

No entanto, pesquisas recentes reconhecem que alguns adolescentes podem exibir padrões consistentes com transtornos de personalidade, incluindo o borderline. Alguns profissionais de saúde mental podem considerar o diagnóstico em adolescentes, especialmente se os sintomas forem persistentes e severos, interferindo significativamente na vida diária e nas relações.

É importante notar que os adolescentes passam por mudanças normativas e experimentam uma ampla gama de emoções e comportamentos durante essa fase do desenvolvimento. Por essa razão, alguns comportamentos que podem parecer semelhantes aos de um transtorno de personalidade borderline podem, na verdade, refletir desafios típicos da adolescência.
O DSM-5 recomenda que um diagnóstico de TPB não deve ser feito antes dos 18 anos. Na prática, o diagnóstico é feito antes se os sintomas são claros e persistentes.
Olá. Muitas características do adolescente são consideradas normais apenas nesta fase da vida. O interessante seria encaminha-lo para a psicoterapia e assim ser acompanhado e bem conduzido nesta etapa tão importante do desenvolvimento da personalidade e da capacidade de discernimento acerca das escolhas de suas ações e como lidar também com as emoções e meio em que vive. Qualquer coisa estou aqui para ajudar.
A maioria dos transtornos de personalidades começam a surgir justamente na adolescência. Mas deve ser feito com muita cautela, e em conjunto de uma psicóloga com um psiquiatra. Quando o acompanhamento é feito de forma multidisciplinar o diagnostico pode ser mais efetivo.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia humanista - R$ 120
Diagnósticos de transtornos de personalidade são feitos apenas na fase adulta. Isso porque na infância e adolescência a pessoa está em fase de desenvolvimento e possui maior plasticidade para mudanças atitudinais e comportamentais.
como foi dito por alguns colegas, ainda que seja possivel dar o diagnnostico, é um diagnostico bastante complexo, contudo me parece que esse adolescente ja vem sofrendo por conta de sintomas que estão aparecendo em sua vida. o Diagnostico vem para direcionar o tratamento, mesmo que não esteja definico, é importante3 que ele tenha acompanhamento com psicologo, preferencialmente que trabalhe com terapia comportamental dialética, que tem bons resultados para border. (sigla em ingles DBT).
Não, pois se trata de um transtorno de personalidade e basicamente esse tipo transtorno só pode ser diagnosticado pelo menos no inicio da fase adulta (salvo raríssimas exceções). Porque na adolescência a personalidade ainda está sendo desenvolvida.
Este tipo de diagnóstico deve ser fechado na fase adulta. Isto pois, o período da adolescência é justamente uma fase de formulação da própria identidade e personalidade. Com isso, necessariamente vão surgir momentos de crise próprios deste período do desenvolvimento, o que não deve ser confundido com sintomas de um transtorno. Espero ter ajudado!
O diagnóstico só pode ser confirmado a partir dos 18 anos de idade. Mas, se há suspeita, significa que ele está apresentando algumas características desse tipo de personaldade. Então, os tratamentos psicológico e psiquiátrico devem ser continuados, mesmo sem uma denominação de alguma psicopatologia, para diminuir a angústia que ele poderá estar sentindo e, consequentemente, para a melhora de seu relacionamento com as outras pessoas (amigos, familiares, na escola ou em um possível local de trabalho).
Olá! Primeiramente, o ideal seria o acompanhamento psicológico para um levantamento de hipótese diagnóstica e/ou psiquiátrico dependendo do caso, assim, a direção e plano terapêutico observará essa demanda, auxiliando o adolescente na regulação emocional, habilidades, dentre outros. O quanto antes houver tratamento e intervenção terapêutica, possivelmente melhor será a qualidade de vida do indivíduo. Um abraço!
Ele pode ter traços de personalidade, mas o diagnóstico mesmo é mais delicado nessa faixa etária, pois muitas características desse transtorno são comuns na adolescência.
Olá! O diagnóstico do Transtorno de Personalidade Borderline, comumente, é fechado apenas a partir da vida adulta, porém alguns profissionais e pesquisadores da área já entram em consendo que os comportamentos, sinais e sintomas já podem ser observados na adolescencia e, até, na infância. Ainda assim á delicado fechar o diagnóstico na adolescência, pois essa já é uma fase que envolve muitas mudanças comportamentais e sociais. Independente do diagnóstico fechado ou não, é importante buscar ajuda profissional especializada visando modificar os comportamentos que podem estar causando prejuízos. A Terapia Comportamental Dialética pode ajudar no aprendizado de habilidades importantes para lidar com a desregulação emocional, dificuldades sociais, entre outras.
Te convidamos para uma consulta: Terapia comportamental dialética (tcd) - R$ 200
O diagnóstico de fato só é fechado a partir da vida adulta, mas se já apresenta sintomas muito mais importante que o diagnóstico é o tratamento dos mesmos de forma imediata.
Até porque o diagnóstico deve vir com a função de tratar, então os sintomas já podem estar bem mais leves no futuro caso seja; e se não for de todos os modos se estes sintomas estão te atrapalhando precisam ser tratados. Ou seja, quanto antes você iniciar a terapia melhor.
Olá; segundo o manual diagnóstico de saude mental e atual consenso da psiquiatria os diagnósticos de transtorno de personalidade (Borderline é um transtorno de personalidade) só devem ser utilizados em definitivo na idade adulta (já que segundo estudos a personalidade está totalmente formada na idade adulta); entretanto, na adolescência já é possível se observar traços desse diagnóstico e, quando observados, já é possível oferecer ao paciente tratamento psicoterapico que vai ajudar muito na vida adulta da pessoa para que ela aprenda a lidar e manejar suas dificuldades. Veja mais importante que o diagnóstico e tratar as dificuldades do paciente (independentemente de fechar o diagnóstico). Espero ter ajudado. Abraço.