Um esquizofrênico possuí tendência a cometer homicídios de familiares caso não aceite a doença

6 respostas
Um esquizofrênico possuí tendência a cometer homicídios de familiares caso não aceite a doença e não faça tratamento?
Não é uma questão de tendência e sim de riscos!
Se o mesmo estiver sem tratamento, escutando vozes que mandam ele matar alguém, mesmo que da família, existe sim um alto risco de homicídio ou suicídio! Por esse e muitos outros motivos o tratamento é essencial!
Atenciosamente,
Renata Carvalho

Importante apenas não generalizar para todos os pacientes esquizofrênicos. Alguns apresentam alucinações áudio verbais/ alterações do conteúdo do pensamento/ vozes de comando, delírios que podem ter como “tema” homicídio, mas muitos outros não. A questão principal é que qualquer sintoma, se não tratado, vai levar ao risco para o paciente e terceiros, além de muito sofrimento.
Tudo bem? Um paciente esquizofrênico não tratado pode apresentar sintomas psicóticos como delírios de perseguição com familiares e alucinações auditivas , de forma a ouvir vozes que o mandem matar quem esteja perseguindo, no caso, algum membro da família. Por essas razões, o tratamento medicamento se torna imprescindível . Abraço
Na psicopatologia aprendemos que na esquizofrenia ocorre, muita das vezes, a quebra da realidade... no esquizo em especial isso é tendencioso quando não se tem acompanhamento profissional... na psicoterapia tenho trabalhado com casos como esse aonde a compreensão de uso de medicações e assistência médica são necessários.
Pacientes com diagnostico de Esquizofrenia apresentam como um dos sintomas alterações da senso percepção que podem ser auditivas, visuais, dentre outras, sendo que as auditivas podem estar relacionadas com vozes de comando ou pensamentos persecutórios que incentivem diretamente ao paciente a realizar atos homicidas ou suicidas, sendo os primeiros direcionados com mais frequência as pessoas que convivem com ele (familiares), nem todos os pacientes com esta patologia apresentam alterações da senso percepção ou delírios com estes conteúdos. E importante que estes pacientes sejam sempre acompanhados regularmente pelo psiquiatra, avaliando o quadro e revisando a farmacoterapia, alem de instruir e informar aos familiares para aprender a lidar com esta doença e também identificar os sintomas e sinais prodrômicos dos episódios de agudização.
A Esquizofrenia é um transtorno psíquico, que faz com que o indivíduo perca a noção do que é realidade e não consiga diferenciar entre o real e o imaginário, o paciente esquizofrênico não é extremamente perigoso e nem tem dupla personalidade. O paciente pode: ver ou escutar algo que não existe, fala ou escreve coisas sem sentido, indiferença, mudança na personalidade, respostas irracionais, comportamento inapropriado, preocupação com religião ou ocultismo, alucinações, delírios, entre outros.Essa doença acomete pessoas de qualquer idade, mas a incidência maior é no início da adolescência, seus sintomas poderão passar desapercebidos, e confundidos com crises existenciais, revoltas contra o sistema, com o mundo, alienação egoista, etc.
Existe risco tanto de suicidio, como de homicídio, devido ao afastamento da realidade,mesmo de familiares.
O tratamento deverá ser medicamentoso e acompanhamento psicológico. Os medicamentos são para controlar os sinais e sintomas.Estou a disposição.