Um filho de pai esquizofrênico paranoide com depressão aos 17, extremamente ansioso com traços de is

4 respostas
Um filho de pai esquizofrênico paranoide com depressão aos 17, extremamente ansioso com traços de isolamento, timidez e retração social desde criança, assim como pensamentos de auto referência (todas as meninas da sala sentem atração por ele por exemplo, ou todos prestam atenção em tudo o que ele faz e falam dele quando ele passa), pode estar no pródomo da doença? O diagnóstico F33 pode mudar para F20 em algum momento da vida?
Bom dia. Não há como fazer diagnósticos tão complexos à distância. É necessário investigar muitos outros sintomas além dos que citaste. Procure levá-lo a um(a) psicólogo(a) para uma avaliação.
Atenciosamente.

O diagnóstico de F33 com essa história p ara mim seria provisório ... até por que quadros F20 podem iniciar com essa idade e com quadro semelhante.
Sua pergunta foi se pode, pode sim. Claro que só tem como ter certeza com uma avaliação médica se tais sintomas já não representam um quadro psicótico, porque não é porque o pai tem o diagnóstico que o filho obrigatoriamente tem que ter, mas a história familiar também é sim muito importante nesse caso.
"Ansiedade" assim como "tristeza" são sintomas genéricos e comuns a praticamente todas as enfermidades psiquiátricas, é até mesmo a nenhuma, eu diria...Voltando ao caso em questão, me chamam a atenção as "idéias de auto-referência", do tipo "supervalorizado" e que precisariam se melhor avaliadas, se são secundarias a um Quadro Afetivo, quanto a sua intensidade (centralidade na vida do rapaz) e permanência ( se remitem periodicamente ou não. Havendo períodos de remissão, em que circunstâncias se dão as recidivas ( recaídas).... Se foi dado o diagnóstico de um Quadro Depressivo Recorrente, isto é o que de fato me importaria mais, e não uma "eventual" Esquizofrenia. Espero ter sido útil! Um abraço!