um individuo com piromania tem como se curar desse transtorno ?

5 respostas
um individuo com piromania tem como se curar desse transtorno ?
A terapia EMDR, criada na década de 80, apresenta, além da alta resolutividade, uma outra característica que é a dissolução de sentimentos, emoções e comportamentos oriundos de memórias negativas. Tenho formação nessa área e tenho visto avanços em casos em que terapias convencionais não alcançam sucesso. Casos como fobias, por exemplo. Essa terapia tem apresentado um desempenho ótimo tanto que os órgãos de saúde americanos a classificaram como de alta resolutividade juntamente com a Terapia Cognitivo Comportamental. Consulte um psicólogo que tem certificação em EMDR e boa sorte...

Curar não seria a melhor palavra, mas aliviar os sintomas e compreender o motivo de tal comportamento acharia que seria o ideal, neste sentido, indico o auxilio de um psicólogo que poderá ajudar no alivio dos sintomas, além disso o acompanhamento do psiquiatra ou neurologista nestes casos são de suma importância para o descarte de qualquer causa orgânica. Um abraço
Falar -se em cura no que se refere as questões ligadas à saúde mental, é bastante delicado. Inclusive, pouco se sabe sobre o assunto. Alguns estudiosos (americanos do norte e alemãs) relacionaram o uso de antidepressivos (isrs - inibidores seletivos da receptação de serotonina) como medicação de primeira escolha nesses casos. Contudo, o prognóstico ainda tem que ser melhor acompanhado.
É difícil falar em cura, os transtornos mentais são muito complexos, não é impossível mas também não é certo. É necessário avaliar diversos pontos, desde a origem deste transtorno, vasculhar o por que, há quanto tempo, qual a intensidade e frequência dos surtos, se já há um acompanhamento psiquiátrico e de psicoterapia, há quanto tempo tem este tratamento, qual a conscientização desta doença e seu autoconhecimento, enfim, é necessário uma avaliação mais criteriosa para saber como esta enraizado este transtorno.
Em seguida a minha resposta à pergunta anterior, se é ou não é um transtorno, e sendo que eu não falo em transtorno porque acho que não ascrescenta nada, a pessoa pode mudar, dependendo da vontade própria de mudar e das ajudas que conseguir utilizar.

O trabalho do profissional seria ajudar à pessoa entender o que significa para ela o fogo e, se for o caso, a explosão. Pode ser um trabalho longo e árduo para ela, pois o simples fato que ela curte o fogo etc. significa que o fogo entrou no lugar de memórias que ela justamente tampa com o fogo, enquanto ao mesmo tempo as revive. Revive obsessionalmente, quer dizer elas tem poder nela. Estas experiências precisam ser detectadas na memória da pessoa por ela mesma, para mudar o significado delas, ajustá-lo à vida do adulto que tem mais força para aguentar as experiências do que a criança que as fez entquanto estava indefesa.

Espero que esta explicação lhe seja útil.