Um neuropsicólogo pode está habilitado para emitir laudo de autismo? Um laudo apresentado por esse p
3
respostas
Um neuropsicólogo pode está habilitado para emitir laudo de autismo? Um laudo apresentado por esse profissional serve para emitir a carteirinha de pessoa autista?
Olá! Tudo bem?
O diagnóstico de autismo deve ser realizado por profissional médico, embora a construção do diagnóstico pode contar com auxílios de diversos profissionais.
O diagnóstico de autismo deve ser realizado por profissional médico, embora a construção do diagnóstico pode contar com auxílios de diversos profissionais.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista deve ser feito pelo médico, de preferência pelo psiquiatra infantil. Obviamente que que o Neuropsicológico pode auxiliar o profissional na elucidação e esclarecimento do quadro. Nesses casos o mais importante é com base na avaliação neuropsicológica e na avaliação médica detectar quais são os prejuízos cognitivos/socias e em quais áreas. Mais importante que o diagnóstico é estabelecer um tratamento individualizado de acordo com as necessidades e fragilidades que ele apresenta.
Dessa forma, o psiquiatra deverá avaliar a necessidade de medicamento. Além disso, deve-se buscar terapias e estratégias de suporte que permitam que ele possa aprender dentro das limitações dele e superando as adversidades. Ele deverá manter o seguimento, fazer os devidos esclarecimentos e traçar um planejamento terapêutico. Lembro que uma boa Aliança Terapêutica com um profissional de confiança pode melhorar muito sua adesão ao tratamento.
Dessa forma, o psiquiatra deverá avaliar a necessidade de medicamento. Além disso, deve-se buscar terapias e estratégias de suporte que permitam que ele possa aprender dentro das limitações dele e superando as adversidades. Ele deverá manter o seguimento, fazer os devidos esclarecimentos e traçar um planejamento terapêutico. Lembro que uma boa Aliança Terapêutica com um profissional de confiança pode melhorar muito sua adesão ao tratamento.
Sim, o neuropsicólogo pode participar do processo diagnóstico e emitir relatório técnico com base na avaliação que realizou. Isso tem bastante valor clínico e ajuda muito na compreensão do quadro.
Mas, para fins formais, como emissão de documentos oficiais e a carteirinha de pessoa com Transtorno do Espectro Autista, geralmente é exigido um laudo médico.
Na prática, o mais comum é usar a avaliação do neuropsicólogo como base e complementar com o laudo do médico para fins legais.
Se você estiver nesse processo, vale buscar uma avaliação completa, integrando as duas visões, isso costuma facilitar bastante e evitar retrabalho.
Mas, para fins formais, como emissão de documentos oficiais e a carteirinha de pessoa com Transtorno do Espectro Autista, geralmente é exigido um laudo médico.
Na prática, o mais comum é usar a avaliação do neuropsicólogo como base e complementar com o laudo do médico para fins legais.
Se você estiver nesse processo, vale buscar uma avaliação completa, integrando as duas visões, isso costuma facilitar bastante e evitar retrabalho.
Perguntas relacionadas
- Fiz uma biópsia de mama há 13 dias. Não estava doendo, só o furo mesmo normal. Mas faz 3 dias q começou a doer demais, e está duro ao redor do mamilo, sinto partes duras e bem doloridas. Fui no retorno da médica e me receitou dipirona ou paracetamol para dor. É o segundo dia q estou tomando mas…
- Faz 7 dias que fiz amigdalectomia, os pontos cairão e normal sentir tanta dor para tomar água? Parece que está queimando quando tomo água.
- Bom dia. Estou com um sangramento no peito ( só sai quando aperta ) ( na mama esquerda ) fiz exames hormonais, bati ultra da mama e deram todos normais ( sem alteração ) a médica mandou eu suspender o anticoncepcional mais não me passou remédio e nem disse quando passará o sangramento eu gostaria…
- Fiz o exame herpes simples I/II o meu resultado para igg foi de 17, 5 e o resultado do igm foi de 1,7. Esses resultados significa que tenho a doença?
- Queria entender os tratamentos para ansiedade utilizados.
- Fiz ultrassonografia abdome total Vesícula biliar: posição e forma normais; paredes finas e regulares; conteúdo aneótico com imagens nodulares, hiperecogênicas, providas de sombra acústicas posterior, móveis a mudança de decúbito, medindo até 1.8 cm. Estou preocupada esse resultado é bom ou…
- Tenho 46kg, estou no penúltimo mês de Roacutan (5° mês), porém sai pequenas espinhas, mas esse mês saíram 3 um pouco grandes. É normal? Estou desesperada!
- Boa noite doutores como vão? Tenho inguinodinia crônica (região inguinal) com dor escrotal pós herniorrafia em 2016. Desde então venho sido submetido a bloqueios guiados por ultrassom em centro cirúrgico. O último que realizei, utilizaram anestésico que não recordo o nome + fenol. Tem uns dois…
- Posso tomar celerg e Predsim no mesmo dia? Ou faz mal?
- Quais as especialidades são atendidas? Atendimento é feito por convenio ou apenas particular?
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.