Um paciente pode fazer uma tomografia computadorizada, um exame de raio X diagnóstico ou uma ressonâ
1
respostas
Um paciente pode fazer uma tomografia computadorizada, um exame de raio X diagnóstico ou uma ressonância magnética no mesmo dia da tomografia por emissão de pósitrons (PET/CT)?
Sim, geralmente é possível realizar tomografia computadorizada (TC), raio-X ou ressonância magnética (RM) no mesmo dia de um PET/CT, desde que haja planejamento, pois o PET/CT utiliza um material radioativo (traçador) que pode interagir com contrastes de outros exames. A ordem dos exames é crucial: exames sem contraste ou que não envolvam radiação (como RM) costumam ser feitos antes, enquanto procedimentos com contraste iodado devem ser cuidadosamente agendados para evitar interferência na captação do traçador do PET/CT.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Especialistas
Perguntas relacionadas
- É verdade que a tomografia por emissão de pósitrons (PET) utiliza radiofármacos emissores de pósitrons para avaliar a atividade metabólica de tecidos, sendo especialmente útil na detecção e monitoramento de câncer.?
- Para que serve o exame Pet-Scan no tratamento oncológico?
- O Pet-Scan serve para todo tipo de câncer? .
- Olá. Tive linfoma de hodgkin e já realizei 7 exames de pet ct ao longo desses 7 anos. Tenho medo da exposição que tive a radiação. É possível mensurar o risco? Qual é o risco que eu corro? Tem como diminuir esse risco? Caso eu engravide logo, existe algum risco para o bebê?
- Se a pessoa tiver recursos financeiros, mesmo saudável, a pessoa pode fazer o pet-ct petscan anualmente como um exame de rotina preventivo? O pet-ct pode substituir exames de rotina (preventivo, colonoscopia, ultrasonografia, mamografia, exame prostata)?
- O PET PSMA acusa somente tumores em órgãos ou também nos ossos?? Grata.
- Qual a diferença entre o PET/SCAN e o PET/CT, ou somente a nomenclatura que é a diferença?
- Qual é a diferença entre o exame oncológico PET SCAN e PET SCAN para PSMA? Para quem tem câncer de próstata é indicado o segundo exame?
- Bom dia! Gostaria de saber se existe algum exame que substitui o Pet Scan. Eu tive uma forte reaçāo alérgica quando tomei o contraste ao tentar fazer este exame.
- Em todos os hospitais encontro a pet (Tomografia de emissão de pósitrons)?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 15 perguntas sobre PET (Tomografia por emissão de pósitrons)
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.