Um PCR quantitativo (carga viral) com limite mínimo de 20 cópias (resultado indetectável) com 20 dias

2 respostas
Um PCR quantitativo (carga viral) com limite mínimo de 20 cópias (resultado indetectável) com 20 dias de janela é confiável?
Dra. Keilla Mara Freitas
Infectologista, Intensivista
São Paulo
Nos testes de PCR não importa se o vírus está vivo ou morto. Este teste detecta a presença da carga genética do vírus no sangue e para isso. Os genes que ficam nas células de uma pessoa existem mesmo depois que ela está morta. O mesmo ocorre com o teste de PCR. Eles são testes muito específicos, de alta tecnologia, de alto custo e que precisam de tempo para serem processados, e por isso não conseguem ser concluídos em um mesmo dia. Não com as técnicas de detecção molecular utilizadas hoje.
Além disso, testes qualitativos de resultado rápido (como os testes rápidos, que não são moleculares), tem maior chance de erro e devem sempre ser confirmados por testes que precisam de maior tempo para serem concluídos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Hugo Ernesto Flores Rios
Médico clínico geral
São Paulo
Um PCR quantitativo para HIV com limite mínimo de detecção de 20 cópias e resultado indetectável com 20 dias após a exposição é um exame bastante sensível e traz um alto grau de confiabilidade, porém esse teste não é utilizado isoladamente para excluir infecção recente pois existe uma janela imunovirológica inicial em que a replicação viral ainda pode ser muito baixa Em geral o PCR pode detectar o vírus entre 10 e 14 dias após a infecção mas para confirmação definitiva recomenda-se associar ou repetir com um teste de quarta geração após o período de janela adequado Portanto um PCR indetectável aos 20 dias é um excelente sinal mas não substitui completamente o teste sorológico no tempo correto

Especialistas

Carlos Gilvan Nunes

Carlos Gilvan Nunes

Infectologista

Teresina

Marcela Capucho Chiarantin

Marcela Capucho Chiarantin

Infectologista

São Paulo

Igor Fraga

Igor Fraga

Infectologista

São Paulo

Luciana Callefi

Luciana Callefi

Infectologista

Garibaldi

Ivana Cassol De Bortoli

Ivana Cassol De Bortoli

Infectologista

Santa Maria

Roger Lopes Batista

Roger Lopes Batista

Infectologista

Patrocínio

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 6630 perguntas sobre HIV e AIDS
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.