Um test nat junto a um teste de terceira geração, teria o mesmo efeito de um teste se 4 geração?

2 respostas
Um test nat junto a um teste de terceira geração, teria o mesmo efeito de um teste se 4 geração? Tendo em vista que eles buscam a mesma coisa de um teste de 4 geração Só que sepradamente? A janela de 3 meses seria a mesma pra esses dois testes combinados?
Dr. Bernardo Montesanti Machado de Almeida
Infectologista, Médico clínico geral
Curitiba
Com 3 meses após o contato, todos os testes que você mencionou são capazes de detectar uma infecção.
O NAT é um teste de biologia molecular. Já o teste de 4a geração associa a pesquisa de anticorpos com o antígeno p24.
De acordo com o Manual Técnico para Diagnóstico de Infecção pelo HIV de 2016, o NAT tem um período médio de janela imunológica de 10 dias, variando de 7 a 21. Os testes de quarta geração tem janela média de 17 dias, já os testes de terceira geração possuem janela média de 25 dias.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Shanna Calvente
Psiquiatra, Médico clínico geral, Cirurgião geral
Niterói
Olá.
Os testes procuram coisas diferentes no sangue. O NAT busca o vírus diretamente, e o teste de 3ª geração busca os anticorpos. Quando feitos juntos, eles ajudam a detectar a infecção mais cedo, mas isso não significa que sejam exatamente iguais a um teste de 4ª geração, que já foi criado para pesquisar tudo ao mesmo tempo.
Em orientações gerais, principalmente em fóruns públicos, considera-se a janela de até 3 meses para segurança do resultado.
Esta resposta tem caráter informativo e não substitui uma consulta médica. A avaliação dos exames e da janela ideal deve ser feita por um profissional de saúde, de forma individualizada.

Especialistas

Adriana da Silva Marques

Adriana da Silva Marques

Médico clínico geral

Recife

Antonio Carlos de Castro Toledo Jr.

Antonio Carlos de Castro Toledo Jr.

Médico clínico geral, Infectologista

Belo Horizonte

Melissa Palmieri

Melissa Palmieri

Especialista em medicina preventiva

São Paulo

Fernando Lopes Goncales Junior

Fernando Lopes Goncales Junior

Infectologista

Campinas

João Paulo França

João Paulo França

Infectologista

Recife

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 6638 perguntas sobre HIV e AIDS
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.