Uma depressão com sintomas de tristeza e sono ruim pode gerar um pensamento obsessivo? Já descartei

5 respostas
Uma depressão com sintomas de tristeza e sono ruim pode gerar um pensamento obsessivo? Já descartei problemas neurológicos, metabólicos, auditivos, só me resta o caráter obsessivo, e ele me causa problemas de sono, memória, concentração e desorientação, pois esse pensamento persiste 24 horas.
Dra. Naique Dellai Campos
Psiquiatra
Curitiba
A associação de quadros psiquiátricos são comuns na maioria dos pacientes. A depressão pode gerar pensamentos repetitivos que podem ser associados somente ao quadro depressivo, como idéias perseverantes de ruína, e não necessariamente a um quadro de TOC. Além disso, fato não incomum, pacientes com quadro de TOC leve apresentarem um episódio depressivo e então existe um agravamento do TOC.
Lembrando que, nem todo o pensamento obsessivo é TOC, para tal diagnóstico é necessário uma avaliação psiquiátrica cautelosa e acompanhamento psicoterápico.
Atenciosamente,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Cíntia Ribeiro Thomaz
Psicólogo
São Paulo
Sim. No entanto, o mais importante de sua pergunta é que traz a descrição de um caso que está se agravando. Tudo indica que tratamento com psiquiatra e psicólogo seria a melhor indicação. Há pessoas que podem achar exagerado iniciar com dois profissionais ao mesmo tempo, mas, acredite, é a forma mais eficiente de conseguir a remissão dos sintomas de forma permanente e recuperar sua qualidade de vida.
Dr. Fabricio Tambani
Generalista
Curitiba
Como todos os transtornos/doenças em psiquiatria, conforme a gravidade da doença inicial evolui, a possibilidade da ocorrência de outros diagnósticos aumenta.
A obsessão e compulsão podem sim estar associadas à Depressao e se não tratadas uma vai piorando a outra.
 Hugo Shimura
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
Olá. Embora a depressão não seja sempre igual em todos os casos, ela pode ser pensada como um problema relativo ao pensamento. Isso é, uma situação em que o peso da atividade de pensar (por vezes vivida como necessidade) termina por transformar o próprio pensamento em algo exaustivo, repetitivo e limitante para a pessoa. Com isso vem também um sono de menor qualidade que, por sua vez, tem efeitos sobre a concentração, memória e orientação, como você bem relata. Assim, é importante buscar formas de transformar esse pensamento em fala, para poder tratar dos conflitos que tanto fazem pensar. Abraço.
 Frederico Bernardo de Oliveira Muller
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Pode ter certeza que o oposto também é possível, um caso obsessivo pode ter todos estes sintomas inclusive depressão. Mas você não deve se preocupar com seu diagnóstico e sim deve procurar um atendimento clínico, de preferência psicanalítico, já que descartou através de exames uma causa fisiológica.
A psicanálise é o mais indicado para o quadro que você descreve, pois é o melhor método para tratar da causa psíquica. Muitas pessoas nesse caso procuram apenas um tratamento medicamentoso e este pode afastar a possibilidade de tratar direito a causa. É imprescindível no seu caso fazer o tratamento clínico.

Especialistas

Camila Calvet

Camila Calvet

Psicólogo

Nilópolis

Saylo Fernandes Moura

Saylo Fernandes Moura

Psicólogo

Fortaleza

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1172 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.