Uma grande dosagem de medicamento natural (calmante) pode causar morte? Como a valeriana e passiflor

10 respostas
Uma grande dosagem de medicamento natural (calmante) pode causar morte? Como a valeriana e passiflora?
Se tiver hipersensibilidade a algum componente da fórmula é possível mas o mais comum seria a possibilidade de intoxicação ou outro efeito adverso, como enjoo ou vômitos.

Não confundir tratamento homeopático com tratamento fitoterápico. No homeopático o insumo ( mineral, animal, vegeta etc) é preparado diluído e "agitado", mas pode causar efeitos colaterais levíissimos em pacientes sensíveis..Na fitoterapia existe o insumo ( planta) que pode intoxicar, causar alergia, e ate paradas respiratórias dependendo da dose ingerida. O importante é nunca se auto medicar porque há também interações medicamentosas.
Depende dos componentes. Uma coisa é fitoterapia que trabalha com tintura mãe e outra é homeopatia que trabalha com dose infinitesimal e dinamizada o que evita efeitos colaterais.
se a dose for muito alta pode ser toxico para o fígado
casos de alergia podem ocorrer
mas levar a morte ...
Qualquer medicação deve ser prescrita por médico e acompanhado seu uso, pois existe sim riscos.
Depende de vários fatores, por exemplo da matéria prima, da sensibilidade do organismo.
Conforme dito pelos colegas, cuidado com a auto-medicação e o ditado popular de que Fitoterapia não faz mal. O fitoterápico é metabolizado no fígado e por isso se em altas doses pode ser prejudical a saúde, mas caso você não tenha um problema de saúde muito grave (Doença Renal em estágios avançados, Cirrose Hepática, entre outras..), conseguirá se recuperar sem maiores problemas dessa alta ingestão de fitoterápicos. Sempre se lembra de procurar ajuda médica e capacitada, e caso desejar, procura tratamento Homeopático, haja visto, que foi desenvolvido para não gerar efeitos colaterais.
Se for tratado com fitoterapia pode sim, por isso que tem que ser acompanhado por um médico especialista. Se for o medicamento homeopático em centesimal alto, pode dar alterações no emocional se não for o medicamento chamado remédio de fundo
Plantas, um Reino abundante , tanto para curar como para intoxicar ou matar. quem recorre aos Fitoterápicos, são pessoas sensíveis, recusam invasões de substancias químicas, que fazem mais mal do que bem, exemplo vivo vemos na sociedade atual, explosão de doenças crônicas, mais complexas. Veja o Mito Grego da Medusa, cada vez que cortamos um sintoma, aparece outro, não tem fim. Fitoterapia, pratica de leigos, não estão habilitados com Saber Medico , ( como reza o ditado, inferno esta cheio de boas intenções).
Tome chazinho que lhe apetece, eles também não curam, mas aquecem, os órgãos internos, o coração e a mente , maravilhoso a mesa com família, mesmo sozinho saboreando o mundo maravilhoso das flores e folhas, que o Provedor nos beneficiou.
Tratar pessoa doente, procure medico devidamente habilitado.

Toda substancia da nantureza tem a capacidade de alterar os estado de saude , portanto que um simples chá em doses elevadas podem levar ao obito. Na Homeopatia, por sua vez, as doses são dinamizadas, reatoras, infinitesimais, não ponderais, portanto, atóxicas em um organismo previamente sadio e sensível. Isto não quer dizer desprovidas de efeitos indesejáveis.