Uma mulher com transtorno mental caso esteja amamentar consegue produzir leite no peito para aliment

24 respostas
Uma mulher com transtorno mental caso esteja amamentar consegue produzir leite no peito para alimentar o seu bebé nas melhores condições?
Ola bom dia,
Em saúde mental neste caso o transtorno mental é importante observar quanto a medicação que ela toma, que pode ou não vir a trazer alterações no organismo, o comportamento quanto a segurança da criança, depende do transtorno, e importante informa com o medico que a acompanha e seguir o tratamento mental com psiquiatra e mesmo um psicologo, para um respaldo ainda maior e a família também acompanhar também para que possam tirar as duvidas com os profissionais.
A disposição para demais duvidas.

Bom dia, conforme o colega de profissão falou acima, é fundamental orientação médica em relação aos medicamentos que ela esteja utilizando.
É muito importante também saber a gravidade e qual é o transtorno.
Existe agressividade em relação ao bebê? O melhor caminho é o acompanhamento médico (psiquiátrico) e psicológico nesse momento, inclusive para uma boa relação entre mãe-filho (a).
abraços!
Olá! Você precisa conversar com seu médico para ajudá-la a entender qual é o transtorno especificamente e qual a medicação ideal para quem está amamentando. Ele estudará seu quadro clínico ok? Fique bem,
Os médicos que a acompanham, tanto obstetra quanto psiquiatra precisam orientar quanto à melhor conduta nesse momento, considerando a condição da paciente no momento: ajuste ou suspensão de medicação para manter a amamentação ou indicação de não amamentar, para seguir o tratamento. Quanto à produção de leite, diversos fatores podem interferir, e um transtorno mental não é impeditivo. Quanto à boa qualidade da amamentação e interação da mãe e do bebê, uma enfermeira ou consultora de amamentação podem auxiliar muito nesse processo e o acompanhamento com psicólogo é fundamental para trabalhar as questões emocionais da mãe e da família. Espero ter ajudado.
Olá! É importante entender qual transtorno mental em questão. A produção do leite está vinculada à liberação do hormônio da ocitocina, que é o hormônio ligado ao estado de felicidade, bem estar. A ansiedade, o medo e o estresse podem inibir a produção deste hormônio o que impactaria diretamente na baixa produção do leite materno. Um transtorno mental por si só não impactaria a produção, porém se o transtorno estiver vinculado à alterações no ambito emocional aí sim poderá haver algum impacto.
É importante consultar um médico psiquiatra para verificar esta questão mais especificamente e recomenda-se o acompanhamento do pediatra também.
O apoio psicológico pode apoiar quanto à alterações no estado emocional desta mãe.
Acredito que a natureza segue seu caminho. A saúde fisiológica é importante. Também se toma medicação, é importante ver com o médico quais não prejudicam o bebê, uma vez que muitos compostos medicamentosos podem passar pelo leite materno ao bebê.
Bom dia, a orientação quanto a utilização da medicação sempre cabe ao médico que a acompanha, mas ter um transtorno psiquiátrico ou mental não é impeditivo para a amamentação. O psicólogo pode ajudar nas inseguranças e ansiedades que podem surgir no puerpério e interferir na relação mãe-filho, e portanto na amamentação. Sempre que sentimos que algo não está bem devemos procurar ajuda. Fique bem
Olá,
Se há medicação envolvida é fundamental que o médico que as receitou possa orientar se o leite materno irá intervir na saúde do bebê. Já a amamentação é um momento de proximidade entre a criança e cuidador. A partir destes cuidados é que o vínculo vai se formando e trazendo ao bebê conforto, segurança e bem estar. Também a disponibilidade materna é importante para que isto aconteça. Sendo assim, se a mãe não se encontra em condições para acolher este momento, algum familiar ou acompanhante pode exercer esta atividade, mesmo que o aleitamento seja com mamadeira. O importante é que seja oferecido ao bebê um ambiente seguro para sua alimentação e vínculo. Até que a mãe possa estar em condições para tal.
A mulher precisa de muito cuidado também neste momento tão delicado que é tornar-se mãe!
Bom dia. Caso ela deseje amamentar, deve buscar orientação do médico sobre a medicação que está utilizando para saber se tem alguma restrição e dependendo do comprometimento do transtorno mental poderá ser acompanhada durante o processo de amamentação para tranquilidade da mãe e do bebê.
Essa gestação precisa ser acompanhada desde o início devido a possíveis medicações que a mãe use. Fora isso, o psiquiatra , psicólogo e a obstetrícia precisam acompanhar a gestação e a pós gestação para garantir a saúde do bebê e da mãe. Quanto a amamentação também deve ser acompanhada pelos profissionais que a atendem para ter uma visão melhor do quadro.
Espero ter ajudado
Olá, pela sua pergunta é possível observar o cuidado com a criança que será amamentada, o que por si já evidencia que ser portador de um transtorno mental não é impedimento para o aleitamento materno. Para isso, a doença mental precisa estar controlada através de acompanhamento médico e do uso de medicações, a fim de evitar a exposição da criança a nenhum risco.
Cabe informar que qualquer outra medicação pode ser passada para o bebê durante a amamentação. Por isso, o profissional que irá analisar os riscos quanto ao uso da medicação no aleitamento será o pediatra que acompanha a criança e o medico psiquiatra ou neurologista que acompanhe a pessoa regularmente.
Espero ter ajudado!
Olá! Na sua pergunta nao especifica o tipo de transtorno. Para responder essa pergunta deveria vir acompanhada de mais explicações. Pelo que entendi, sua pergunta é se ela consegue produzir leite. Sim ela consegue produzir leite, já amamentar em boas condições é outra coisa e merece ser melhor entendida.
Olá, nenhum transtorno mental altera a produção de leite diretamente, mas é possível que interfira na relação da mãe com o bebê, especialmente porque o pós parto é uma fase desafiadora da vida. Sugiro que converse com a obstetra sobre a possibilidade de buscar ajuda de um psicólogo. Abraço!
Se você faz uso de medicação precisa trocar informações com o seu médico, mas a amamentação é fundamental e deve ser só esta até os seis meses de vida. Depois dos 6 meses pode continuar até os 2 anos, porém seu bebê começará a comer comidinhas também.

Geralmente a paciente continua amamentando normalmente, o médico altera o horário e a dosagem da medicação.

Dependendo do quadro clínico a medicação poderá ser suspensa nesse período.
Boa noite!
Consegue produzir leite. Agora, é necessário observar a qualidade desse leite se a pessoa toma medicamentos.
Estar em dia com seu médico é deveras importante!
Abraço!
É importante você conversar com o seu médico, pois alguns medicamento pode prejudicar o desenvolvimento da criança.
Olá, seria importante verificar se está tomando alguma medicação que está interferindo na amamentação por outro lado temos no mercado medicações que o efeito colateral é o aumento da prolactina, aumenta a produção de leite, primeiramente teria que avaliar isso.
O que faz produzir leite também é a sua alimentação, água e descanso, ter uma boa rede de apoio que te proporcione momentos de tranquilidade, o estresse também faz diminuir a produção de leite materno, o ideal é buscar por um psicólogo ou psiquiatra perinatal para fazer uma avaliação. Se estiver em momentos de grande tensão e isso está interferindo na amamentação o psiquiatra poderá indicar a medição correta que te ajude em seu estado emocional e que aumente a sua produção de leite. Outro fato importante é que a produção de leite vai evoluindo de acordo com seu bebê vai sugando, o sei produz o que seu bebe absorve, as vezes você pode achar que é uma baixa produção e na realidade não é. Observar se seu bebê esta tendo uma sucção nutritiva, é muito importante que ele esteja sugando e se alimentando, temos a sucção não nutritiva, na qual o bebe só quer o contato da mãe. Uma boa consultora em amamentação iria te ajudar. O banco de leite da sua cidade pode te auxiliar também
Boa sorte! Estamos aqui para você.
Olá! Outras questões como estresse, ansiedade, alimentação podem até interferir no aleitamento, mas o transtorno mental não atrapalha na produção de leite, no entanto, é preciso verificar se a medicação é adequada para lactante. Isso deverá ser avaliado pelo seu Obstetra e Psiquiatra e posteriormente pelo Pediatra. O Psicólogo pode te ajudar nas questões relacionadas a maternidade, a insegurança, a ansiedade, no puerpério e mais importante é o acompanhamento psicológico devido ao seu transtorno. Fico à disposição para qualquer dúvida! Espero ter ajudado! Abraço!
Olá, é necessário buscar contato com seu médico, pois alguns medicamentos podem alterar a fisiologia do organismo. Ele irá te orientar melhor! Espero ter ajudado.
Att, Gabrielle Lazari
Olá, é fundamental orientação médica, com relação aos medicamentos que ela esteja utilizando e melhor investigação do caso clínico para compreender qual a medicação ideal para quem esteja lactante. Quanto à produção de leite, diversos fatores podem interferir, e um transtorno mental não é impeditivo. O psicólogo pode ajudar nas inseguranças e ansiedades que podem surgir no puerpério e interferir na relação mãe-filho, e, portanto na amamentação. Sempre que sentimos que algo não está bem devemos procurar ajuda. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá, como vai? Espero que esteja tudo bem com você e com o bebê. A sua iniciativa de buscar informações já é bastante positiva, pois diz de um cuidado com a maternidade e com a saúde do bebê. Entretanto, como a pergunta ficou um pouco vaga, eu orientaria a não se intimidar e buscar esclarecimentos a todas suas dúvidas junto aos profissionais que te acompanham. Ter suas dúvidas sanadas vai te deixar mais segura, tranquila, além de ser uma questão de direitos. Um ponto importante é: caso você faça uso de medicação para o transtorno mental e esse uso seja contínuo e diário: não pare por conta própria! É possível viver a maternagem de uma maneira bastante satisfatória, mesmo que amamentar não seja possível. É um momento para pensar tanto na sua saúde, quanto na do bebê e como ir equilibrando isso. Fiquem bem! Abçs, Jaqueline.
Olá! A gestação e o puerpério são momentos muito importantes e delicados na vida da mulher. Ter transtorno mental não impede que o vínculo entre ela e seu bebê aconteça de uma forma harmoniosa e suficiente, o que vai impactar diretamente na produção do leite. Contudo, requer cuidados para que isso aconteça da melhor forma possível. O acompanhamento psicológico é fundamental, assim como com um psiquiatra de confiança, que pode avaliar e orientar com relação à medicação, se, quando e enquanto esta se fizer necessária. Espero ter contribuído de alguma forma, abraços e que tudo flua bem neste momento de suas vidas!
Alguns medicamentos podem prejudicar, é sempre bom pedir a orientação do médico.
Pode produzir leite sim, mas vários fatores, especialmente medicação, podem prejudicar a qualidade e/ou a quantidade. É preciso procurar uma avaliação médica para cada caso. Abraço.