Uma paciente 25 anos, fez retirada da trompa e ovário direito tinha teratoma Imaturo grau histológico

3 respostas
Uma paciente 25 anos, fez retirada da trompa e ovário direito tinha teratoma Imaturo grau histológico III. Qual a opção de tratamento fora a quimioterapia e radioterapia?
Esses dados são incompletos para que o estadiamento possa ser avaliado e possa te dar uma resposta adequada (depende do tamanho, da presença de líquido na pelve e cápsula tumoral íntegra ou não etc..). Primeiro procure o oncologista e se puder, se oriente sobre a preservação da sua fertilidade (como congelamento de óvulos) antes de que o tratamento prossiga. Boa sorte!

Pacientes com tumores de celulas germinativas do ovário são majoritariamente jovens e sempre nos preocupamos com a preservação da fertilidade. A paciente em questão se submeteu a uma salpingooforectomia unilateral, que geralmente é suficiente, quanto à cirurgia do útero e anexos, para os teratomas imaturos peelo fato de raramente serem bilaterais, porém, além disso, deveria-se realizar as biópsias peritoneais e linfonodais e a omentectomia. A quimioterapia é necessária por se tratar de um tumor grau III. O prognóstico será ditado pelo estadiamento cirúrgico e pelo grau.
Olá, todo caso de câncer necessita ser muito bem avaliado pelo especialista. Outra informação importante quando avaliamos o tratamento oncológico é sabe o estágio do tumor. Mas a princípio, com a informação que você disponibilizou na pergunta, parecer que a quimioterapia é indicada. Te indico procurar médicos especializados e com experiência nessa área. Abraço.