Uma pessoa com deficiência intelectual leve pode ser diagnosticada também com transtorno de personal
3
respostas
Uma pessoa com deficiência intelectual leve pode ser diagnosticada também com transtorno de personalidade borderline e transtorno afetivo bipolar? Além disso, existe alguma forma de identificar se tem deficiência intelectual leve ou moderada sem utilizar testes cognitivos, como por exames de sangue ou de imagem (como raio-X)?
Olá! A resposta é sim. Uma pessoa com deficiência intelectual leve pode apresentar comorbidade com outros transtornos psiquiátricos, como TDAH, TEA, transtornos da personalidade, transtornos de humor, entre outros. Não existe exame de laboratório, seja de sangue ou de imagem que possa diagnosticar este transtorno, que é realizado por meio de uma avaliação clínica detalhada, utilizando-se muitas vezes de testes para avaliação das capacidades cognitivas. Lembrando que as comorbidades, sejam elas quais forem, devem ser tratadas!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! A deficiencia intelectual é um diagnóstico clínico e os testes cognitivos também contribuem na avaliação. Exames de imagem ou de sangue podem identificar outras causas mas não há um exame que diga que é deficiencia intelectual. Não é patognomônico, essa é a palavra. E sim, é possível diagnosticar transtorno de personalidade borderline e bipolaridade em paciente com deficiencia intelectual. Só que esse diagnóstico é mais difícil e exige muitas adaptações nos critérios.
A comorbidade entre esses transtornos pode existir sim. Ainda não existem exames de sangue ou de imagem para diagnosticar deficiencia intelectual.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Existem casos documentados de pessoas com deficiência intelectual leve e comorbidades como TDAH, autismo ou transtorno bipolar que tenham vivido até os 65 anos ou mais, chegando aos 70 anos de idade?
- Esses seguintes sinais pode ser indicativo de algum transtorno de personalidade? A pessoa já é adulta e nunca namorou, não faz amizade na faculdade, circulo social muito pequeno, fica nervosa/ansiosa quando precisa se comunicar em grupos.
- Por que eu explodo de raiva e trato as pessoas mal quando sinto que estou sendo rejeitado, excluído, manipulado, e abandonado e acabo negando a culpa dos meus atos por achar que não mereço ser tratado de tal forma, e não aceitar ouvir a opinião ou conselhos achando que só os meus importam?
- Qual a diferença entre uma pessoa que tem transtorno antissocial leve, moderado e grave?
- Alguém portador do transtorno de personalidade antisocial pode ao mesmo tempo ter transtorno Opositivo desafiador?
- Uma pessoa com transtorno de personalidade antissocial pode não sentir empatia por um grupo de pessoas, mas pode sentir pelo resto das pessoas?
- Por que a reação negativa das pessoas por outra sempre querer estar no seu canto?
- Qual tratamento para a personalidade antissocial?
- É possível uma pessoa com transtorno de personalidade anti social ter outros transtornos como bipolaridade e etc?
- Uma pessoa, que a psicopatia ainda nao se manifestou pode sentir empatia por outras pessoas?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 81 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Anti-Social
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.